Workshops e Cursos online que pode fazer em casa

19-03-2020

A formação online está longe de ser uma novidade, mas em tempos de pandemia assume uma importância reforçada. Nesta lista, em constante actualização, encontra uma mistura da oferta que já existia online, com novos cursos que surgem na sequência do isolamento social forçado pelo aparecimento do novo coronavírus. Aulas de burlesco na sala? Check. Aprender tudo sobre novas tecnologias? Sirva-se. Se tiver mesmo de sair da toca, já sabe: lavar bem as mãos com água e sabão, levar um gel desifectante no bolso e comportar-se como o maior germofóbico do planeta. Caso contrário, #fiqueemcasa e descubra estes workshops e cursos online.


Vamos aprender sobre o planeta?

Entre 24 de março e 6 de abril, pode aprender muita informação útil sobre o planeta junto de quem percebe mesmo disto. A Associação Natureza Portugal em associação com a WWF disponibiliza sessões de educação ambiental virtuais para crianças e adultos. No site oficial encontra o programa das aulas e basta escolher a sessão pretendida na data e hora marcada. A iniciativa começa com uma viagem virtual pelo mundo dos cavalos martinhos e pelo meio ainda lhe mostra como participar na Hora do Planeta (28 de Março), sem sair de casa. 


Burlesque Quarantine Workshop

Manu De La Roche é uma das grandes divas do burlesco português e encontra-se em quarentena voluntária, tendo já cancelado alguns eventos. Mas o espectáculo tem de continuar e Manu mantém-se activa com o Burlesque Quarantine Workshop que será dado a partir da sua própria casa através da app Zoom. O workshop é constituído por duas partes: Teoria (História do Burlesco) e Prática (uso de peças básicas em Burlesco: luvas, corpetes, boás, meias de liga e cinto de ligas). Para participar só precisa de um smartphone ou computador e 10€ por cada hora, a duração de cada sessão. Um valor mais baixo do que a artista costuma cobrar nos seus workshops presenciais, até porque, diz à Time Out, "as pessoas também nesta altura não poderão gastar muito". O workshop estará disponível durante três meses (Março, Abril e Maio) e os dias e horas serão estipulados consoante a disponibilidade dos interessados. No final será enviado por e-mail o Certificado de Participação. As informações podem ser encontradas na página oficial de Facebook.


Lisbon Digital School

Dedicada ao marketing digital, a escola tem morada nas instalações do IDEA Experience Cowork as Never Before, no Palácio Sotto Mayor (Picoas). Pelo menos até ao final de Março não as pode visitar, mas pode explorar os novos Cursos Online ao Vivo: Facebook & Instagram Ads; LinkedIn para Empresas; Estratégia de Social Media; Instagram Marketing; SEO; Google Ad; Google Shopping; Web Analytics; Data Studio; e E-mail Marketing. Os preços estão disponíveis no site oficial e até 31 de Março tem 25% de desconto.


Google Atelier Digital

Não foi preciso uma pandemia para a Google oferecer formação. Há muito que a gigante tecnológica oferece cursos gratuitos online com direito a certificação, como "Princípios do marketing digital" (26 módulos, 40 horas). Depois há outros mais simples, com apenas um módulo de 60 minutos. Nesse caso é aviar formação como "Introdução ao código", "Aumente a produtividade no trabalho", "Introdução à aprendizagem automática" ou "Comunicação empresarial". Onde? Aqui.


Codecademy

Este centro de formação online nasceu há cerca de sete anos e ensina de tudo um pouco relacionado com o mundo da programação. Da construção de websites à análise de dados, os cursos estão abertos a todos, independentemente do seu grau de experiência e há várias modalidades de incrição, da gratuita (com aulas interactivas e exercícios práticos) às profissionais que implicam uma assinatura mensal de 13,99€. Subscreva aqui.


FutureLearn

É uma empresa privada criada pela The Open University e pelo The SEEK Group que aglomera numa só plataforma centenas de parceiros de todo o mundo das mais diversas áreas de especialidade, de universidades a arquivos de instituições como o British Council, a British Library, o British Museum ou a National Film and Television School. Os primeiros cursos foram lançados em 2013 e a oferta inclui cursos de curta duração gratuitos ou mesmo formação superior à distância. Mas antes de se atirar para uma formação mais duradoura, explore cursos gratuitos como o Digital Product Management (quatro semanas), da Darden School of Business, University of Virginia ou o Collaborative Working in a Remote Team (duas semanas), da University of Leeds, muito útil nos dias que correm. Mais informação no site oficial.


Aulas de artes marciais

Não é bem um curso, nem um workshop, mas aqui também se aprende. A Academia STAT, dedicada às artes marciais, suspendeu as aulas presenciais nas suas três academias na Grande Lisboa (Campo de Ourique, Restelo e Cascais), mas criou um programa gratuito de aulas online. Assim, os alunos e todos os interessados, podem aceder aos vídeos na página oficial do YouTube e lutar por manter a forma. A outra vantagem passa por ajudar os pais a entreter a irriquieta pequenada lá por casa. As aulas são dadas pelos instrutores da academia aqui.


Wanderlust House Parties

O triatlo mindfull Wanderlust Portugal, que junta corrida yoga e meditação num evento anual, oferece agora aulas de yoga na página oficial de Instagram. Um programa à distância que arranca às dez da manhã nos seguintes dias: sexta-feira, 20 de Março, com a professora Filipa Veiga (@filipaveigayoga); domingo com Manu (@globalmanu); segunda-feira a aula é liderada por Melanie (@traveling_yogigirl); e na quarta por Silvia Stojanovic (@silvia.leilani.love). Se quiser pode ainda agendar aulas privadas diretamente com os professores.