Vai ser mãe? Descubra os cuidados de beleza e sono a ter nas Conversas com Barriguinhas

02/05/2021

Os temas das próximas sessões das Conversas com Barriguinhas, nos dias 04 e 06 de maio, prometem mimar as futuras mamãs com conselhos de beleza, dicas para evitar a privação de sono na gravidez e instruções para conseguir estabelecer um vínculo emocional com o bebé, ainda no útero. As inscrições gratuitas já se encontram disponíveis na plataforma.

O Dia da Mãe não podia passar despercebido nas Conversas com Barriguinhas, que reúnem todas as semanas mulheres grávidas que procuram apoio nos mais diversos desafios associados a esta nova etapa. Como tal, na sessão do dia 04 de maio, cujas inscrições já se encontram abertas aqui, a Enf.ª Gisélia Machado vai ensinar as participantes a estabelecer uma ligação com o bebé ainda no útero, ajudando-as a iniciar o seu papel de mãe.

Neste dia vão ser também conhecidos os cuidados de beleza permitidos ao longo dos 9 meses, como tratamentos do cabelo e de estética. As dificuldades com o sono, que têm início logo no período de gestação com despertares noturnos e insónias, vão poder chegar ao fim, com as dicas que a terapeuta Carolina Vale Quaresma irá partilhar para prevenir a privação de sono.

Na sessão seguinte, de 06 de maio (inscrições disponíveis aqui), o sono volta a estar em destaque, mas desta vez para desmistificar algumas ideias associadas ao bebé, com a Psicóloga Pediátrica Clementina Almeida. A pensar também nas dúvidas sobre a amamentação, a Enf.ª Conceição Santa-Martha, Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia, vai ensinar as mulheres a perceber como podem saber se o bebé está a mamar o que necessita, porque afinal a mama não tem debitómetro.

Em ambas as sessões, o tema da criopreservação vai ser abordado sob novas perspetivas. No primeiro momento, a Diretora de Recursos Humanos na Crioestaminal e mãe de 4 filhos, Alexandra Mendes, vai dar o seu testemunho. Já no segundo momento das Conversas com Barriguinhas da primeira semana de maio, vão ser desmistificadas todas as questões e os mitos sobre a criopreservação de Células Estaminais do cordão umbilical dos bebés, para que todos os futuros pais possam ver esclarecidas as suas questões e tomar uma decisão informada.