Vai haver um cinema insuflável gratuito para celebrar o Dia da Criança

28/05/2021

Está a chegar à cidade de Coimbra um Cinema Insuflável gratuito. A iniciativa, para celebrar com uns dias de antecipação o Dia da Criança, vai instalar-se no parque do piso 0 do CoimbraShopping já a 29 de maio, sábado, das 10 às 19 horas.

Esta sala de cinema particularmente divertida vai estar aberta a todos: a iniciativa é gratuita, dirigida a miúdos dos três aos 12 anos, e as sessões são adaptadas ao público presente no momento, com duração entre 15 a 30 minutos.

Os filmes apresentados para brincar, divertir, pensar e crescer serão dobrados, mudos ou legendados em português - estes para crianças a partir dos nove anos. As sessões apresentadas a 29 de maio estarão relacionadas com o ambiente e os direitos humanos, marcando também a estreia em Portugal de quatro curtas-metragens premiadas em festivais de todo o mundo em 2020 e 2021.

O Cinema Insuflável - a sala de cinema das crianças com histórias de todo o mundo - é um produto resultante da Associação Cultural Figura Nacional, entidade parceira do CoimbraShopping neste evento, sendo o primeiro cinema itinerante que integra a rede Europa Cinemas, apresentando então um best-of de curtas dirigidas à infância.

Além de gratuita, a entrada não requer inscrição prévia. Os adultos podem entrar enquanto acompanhantes das crianças - um adulto por criança ou conforme a lotação do momento. No local estará ainda um cartoonista para retratar as crianças gratuitamente (entre as 11 e as 13 horas e as 15 e as 18 horas), de forma a levarem consigo uma recordação deste dia.

O evento acontecerá de acordo com as atuais orientações para a exibição de filmes cinematográficos estipuladas pela Direção-Geral da Saúde no âmbito da pandemia. Entre elas, à chegada é feito o pedido de desinfeção das mãos e medida de temperatura dos espectadores, entrada e saída com circuito distintos, limpeza e desinfeção da plateia entre sessões, a lotação do espaço a 50 por cento (13 pessoas sentadas no máximo) e a obrigatoriedade de utilização de máscara a partir dos 10 anos.