UNICEF também tem um negócio de Black Friday para propor

29-11-2019

A nova campanha de angariação de donativos da UNICEF Portugal tem como mote a Black Friday. Contrariando o espírito deste dia, trata-se de uma campanha sem descontos e que apela à solidariedade dos portugueses: os donativos entregues à organização até ao dia 3 de dezembro - quando se assinala a Giving Tuesday* - terão como destino as crianças afectadas pelos conflitos na Síria.

"Nesta Black Friday, este é o seu melhor negócio" é o mote da campanha, disponível no site e Facebook da UNICEF Portugal a partir de hoje. O obejctivo é angariar donativos através das plataformas digitais da organização, simplificando o processo para quem decide apoiar a causa.

«Sabemos que esta é uma época que apela ao consumismo e queríamos fazer algo diferente e com impacto», explica Francisca Oliveira, directora de Marca e Comunicação da UNICEF Portugal. Segundo a responsável, as estimativas apontam para cerca de cinco milhões de crianças que precisam de assistência humanitária devido à violência contínua na Síria.

O montante angariado através da campanha servirá para proporcionar bens essenciais a estas crianças, nomeadamente cobertores térmicos, roupa de Inverno e aquecedores para as salas de aulas.


* No próximo dia 3 de dezembro, assinala-se o dia em que dar é palavra de ordem, a par de solidariedade, partilha e consciencialização. Este movimento global - presente em mais de 60 países - chega a Portugal com o apoio de mais de 30 empresas e cerca de 130 instituições sociais.

Criada em 2012 pela Fundação das Nações Unidas e pelo 92StreetY, a Giving Tuesday desafia pessoas de todo o mundo a juntarem-se para apoiar uma organização sem fins lucrativos à sua escolha. E a data escolhida não é por acaso: sem dia fixo, acontece sempre na terça-feira após dois dos maiores momentos de consumo do ano, Black Friday e Cyber Monday.

«Há sempre uma causa que nos toca. O movimento Giving Tuesday constitui um apelo a agir pela positiva, uma vaga de sensibilização que pretende inspirar Portugal inteiro a apoiar as suas causas de eleição», explica Sofia Mascarenhas, responsável por trazer o movimento global para Portugal.

Neste momento, somam-se já perto de 100 campanhas de organizações que aceitaram juntar-se à iniciativa. Os projectos podem ser encontrados no site givingtuesday.pt e vão desde a Maratona de Cartas da Amnistia Internacional ao contributo para a aquisição de uma unidade móvel de saúde para os Médicos do Mundo Portugal.

As campanhas são amplificadas através da hashtag #givingtuesdaypt nas redes sociais, onde se junta também o mote do movimento em Portugal #daparamudar. «O que este movimento quer é que no dia 3 isto seja uma loucura de dar porque dar é mudar. E não é só mudar a nossa vida ou a existência de outra pessoa, é mudar o mindset», comenta a jornalista e activista Fernanda Freitas, madrinha da Giving Tuesday.