Ubbu faculta ensino à distância nas escolas afetadas pelo Covid-19

12-03-2020

A ubbu, plataforma digital que ensina programação nas escolas a crianças dos 6 aos 12 anos, ajudará os alunos, pais e professores de todas as escolas encerradas, com a disponibilização gratuita e apoiada da plataforma para uso remoto em casa.

A ubbu junta-se a outras plataformas mundiais de software e une-se aos esforços para minimizar o impacto na educação e na sociedade, na sequência do encerramento forçado de escolas pelo Coronavírus.

O acesso gratuito e remoto da ubbu, já disponível nas escolas públicas do território nacional (exceto Algarve e Madeira), será alargado a todas as escolas nacionais do 1.º ao 6.º ano de escolaridade que se vejam forçadas a encerrar pelo Covid-19. Para que o ensino em regime remoto seja facilmente adotado, a ubbu criou conteúdos para as escolas, pais e alunos com ferramentas e instruções especialmente dedicadas a esta realidade.

A iniciativa destina-se a todas as escolas que encerrarem devido ao novo Coronavírus, sejam já utilizadores da ubbu, sejam novas escolas que considerem este método para enriquecer a sua oferta educativa.

"Preparámos esta solução para que os alunos que já estavam a seguir o programa não saiam prejudicadas e para que outros que tenham sido forçados a ficar em casa possam ocupar o seu tempo de forma produtiva. As escolas encerradas em Felgueiras já estão a receber apoio em regime remoto e foram o exemplo impulsionador desta ação." diz João Magalhães, CEO da ubbu.

Para se inscreverem, as escolas interessadas devem preencher o formulário online. O acesso será totalmente gratuito até junho e estendido caso a conjuntura se agrave.

Os pais e alunos não poderão inscrever-se diretamente na plataforma, devendo, por isso, contactar a escola e professores, para avaliação e inscrição dos mesmos.

A ubbu está presente em metade dos agrupamentos escolares de Portugal continental e tem acordos estabelecidos para ensinar programação a mais de 1 milhão de crianças no mundo. Tem como objetivo preparar as crianças para a sociedade digital com competências de programação. Com um currículo completo de aulas semanais de uma hora, os conteúdos têm por base os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, designadamente educação de qualidade, erradicação da pobreza e igualdade de género. Desta forma as crianças aprendem a ser cidadãs e cidadãos responsáveis e a utilizar a tecnologia como solução para os desafios do mundo.

SOBRE A UBBU 

A ubbu é uma plataforma de aprendizagem de programação personalizada para professores e alunos. Em Portugal já ensina programação a mais de 60 mil crianças e, até ao final de 2020, tem acordos estabelecidos para 1 milhão de alunos em todo o mundo.

Iniciou atividade em 2014, enquanto <Academia de Código_Júnior>. O que começou por um piloto acabou por ser objeto de apoio do Estado que em 2016 implementou o projeto nas escolas de todo o país, à excepção de Algarve e Ilhas.

Os agrupamentos interessados em ter Ciências da Computação no seu currículo escolar podem inscrever-se em links.ubbu.io/2020.