O meu filho tem 18 meses e diz poucas palavras – será normal?

07/04/2022

Tal como já abordado em posts anteriores, o desenvolvimento infantil é muito variável (ver mais sobre este assunto aqui). No entanto, um dos marcos que os pais mais valorizam (e bem!) prende-se com o desenvolvimento da linguagem. Por esse motivo, importa perceber alguns aspetos:

  • Antes de desenvolver a linguagem verbal, é suposto que os bebés e crianças consigam comunicar de forma não verbal
  • A linguagem desenvolve-se primeiro em termos de compreensão e só posteriormente em termos de expressão (ou seja, primeiro entendem e só depois é que falam)
  • O desenvolvimento da linguagem depende muito da estimulação adequada e da interação com os pais, pelo que deve ser uma preocupação logo desde o nascimento (ver mais sobre este assunto aqui)

Posto isto, importa também definir alguns marcos em termos de aquisições, pelo que aos 18 meses é suposto que o seu filho entenda tudo o que lhe dizem, mesmo que só seja capaz de verbalizar 6-30 palavras. Isto significa que a discrepância entre o que ele entende o que consegue dizer é enorme, mas é "normal" que seja assim. O maior problema, nesta idade, prende-se com a dificuldade na compreensão, que é sempre um sinal de alarme que implica uma avaliação médica.

Por fim, deixo aqui alguns conselhos sobre como pode estimular a linguagem do seu filho nas diferentes idades: