O meu bebé está sempre com tosse e secreções no nariz – serão alergias?

24/04/2022

A tosse e os espirros são sintomas muito frequentes desde o nascimento e podem ter diversas causas. No entanto, as mais frequentes são as infeções (principalmente as infeções víricas), as alergias e o refluxo gastroesofágico. Esta última é, na maior parte das vezes, relativamente fácil de identificar, mas as duas primeiras nem sempre são simples de distinguir.

Por esse motivo, importa ter em atenção os seguintes aspetos:

  • Idade do bebé/criança

Até aos 2 anos é raro (embora não seja impossível) surgir uma rinite alérgica ou uma asma, pelo que é mais provável que, até esta idade, a causa dos sintomas seja infeciosa.

  • Sintomas associados

De todos, o mais importante é avaliar a comichão no nariz, que é um marcador importante de causa alérgica. Não faz o diagnóstico, mas, quando presente, torna muito mais provável tratar-se de uma rinite alérgica e não de uma infeção.

  • Dermatite atópica

Nas crianças, a maior parte das alergias manifesta-se inicialmente pela pele e só depois pelo aparelho respiratório. Assim, é mais provável que a causa seja alérgica se houver antecedentes de dermatite atópica do que na sua ausência.

  • História familiar

Ter familiares em primeiro grau com alergias aumenta bastante a probabilidade de um bebé ou criança vir a ter também alergias e esse é um dado importante a ter em atenção.

Posto isto, é sempre importante manter a vigilância regular quando os sintomas respiratórios são recorrentes. No entanto, o diagnóstico definitivo pode não ser percetível logo de início e só se perceber com a evolução do quadro, à medida que vão surgindo as diferentes manifestações.