Em que situações se deve deixar um bebé chorar?

04/07/2022

Em nenhuma!

Deixar um bebé chorar "para aprender" seja o que for é errado por diversos motivos. Explico a seguir alguns deles:

  • As necessidades dos bebés são simples

De um modo geral, as necessidades dos bebés visam, essencialmente, a satisfação de necessidades básicas, ou seja, comida, calor, segurança, conforto, afeto, ... Isto quer dizer que, para eles, esses são "pedidos" importantes, que faz sentido que sejam satisfeitos.

  • Os bebés não percebem esse tipo de mensagem

Os bebés não são verbais nos primeiros meses. Por esse motivo, se as suas necessidades podem ser satisfeitas por quem está com eles e, deliberadamente, essa pessoa não atende à sua vontade, eles não vão entender o motivo. E, por muito que se lhes tente explicar, não vai funcionar... Ter ao lado deles as pessoas de quem mais gostam e ver que essas pessoas os ignoram somos vai deixar confusos e inseguros.

  • Os bebés aprendem principalmente através das experiências positivas

É esse que deve ser o foco de todos os pais. Criar momentos positivos, que permitam ao bebé aprender a partir daí e ir-se desenvolvendo da melhor forma possível.

Posto isto, repito a afirmação inicial de que deixar um bebé chorar "só porque sim" é, no meu entender, uma má opção. Não traz nenhum benefício ao bebé e os prejuízos são claros, pelo que não me parece aconselhável em nenhuma situação.