A partir de que idade é que os bebés podem ir à praia?

04/07/2022

Esta é, provavelmente, a grande dúvida do momento para muitas famílias. Por esse motivo, é importante reforçar três pontos:

  • A pele dos bebés é mais sensível

Esta é uma verdade inegável. A pele dos bebés é mais sensível do que a dos adultos, pelo que qualquer "agressão" tem mais probabilidade de causar danos.

  • Na praia, a radiação é mais errática

É relativamente fácil proteger um bebé da radiação solar direta, bastando para isso colocá-lo à sombra, particularmente se se utilizar um tecido anti-UV. No entanto, na praia existe muita radiação que reflete na areia clara e na água e que adquire um comportamento mais incerto, pelo que, mesmo estando à sombra, não é possível garantir que o bebé está protegido de forma eficaz.

  • É fundamental assegurar as medidas de proteção

Sempre que um bebé está ao ar livre, é fundamental cumprir todas as medidas de proteção solar, nomeadamente as descritas aqui.

Assim, com estes dois aspetos em mente, o que está recomendado atualmente é que os bebés não devem ir à praia antes dos 6 meses de idade. E, mesmo após essa idade, tem que se ter uma atenção particular até aos 12 meses de idade, uma vez que se trata ainda de um período de maior sensibilidade. Ou seja, podem ir a partir dos 6 meses, mas sempre com uma proteção e supervisão adequadas.