Televisão no quarto engorda

31-12-2019

Um estudo recentemente publicado no International Journal of Obesity concluiu que a presença de ecrãs no quarto de dormir e refeições com a televisão ligada e sem ser em família potenciam a obesidade infantil. 

31O estudos, conduzido por três investigadores da Universidade de Glasgow, avaliou dados recolhidos pelo projecto Growing Up in Scotland e usou como universo inicial de amostra 4076 crianças dos 46, 58, 70 e 122 meses (10 anos) com medidas confiáveis de índice de massa corporal. Na fase final da pesquisa, o estudo focou-se em 2800 crianças com 122 meses que tinham passado por uma entrevista em família.

Neste grupo, observaram-se padrões de refeição, a existência de ecrãs no quarto de dormir e a interacção com a família durante as refeições. De seguida, cruzou-se esta informação com a dieta alimentar das crianças, a actividade física praticada e as horas de sono.

Conclui-se então que as trajectórias de peso elevado ou obesidade estavam relacionadas com o acesso precoce a ecrãs no quarto de dormir, assim como a refeições sem a presença da família mas com o televisor ligado.

Fonte: kidsmarketeer.pt