SEA LIFE Porto: Mega limpeza de praia acontece a 8 de junho no Porto

08-06-2019

A maior limpeza de praia de sempre da cidade do Porto está a caminho e é organizada pelo SEA LIFE Porto. A iniciativa integra o calendário de atividades de aniversário do aquário portuense que celebra, em junho, uma década em Portugal.

Dez anos de histórias merecem ser comemorados em grande e o aquário portuense organiza uma ação que promete ficar na memória da Invicta. São 2.7 quilómetros de costa, desde a Praia das Pastoras até à Praia do Castelo do Queijo, que vão ser limpos no dia 8 de junho, sábado. 

A iniciativa é aberta à população e a fasquia está elevada - são esperados mais de 1.000 voluntários.

Para Rui Ferreira, diretor-geral do SEA LIFE Porto, esta é mesmo a melhor forma de celebrar os dez anos do aquário portuense: "Em 2009 inauguramos o nosso espaço em Portugal com o propósito de sermos mais do que um aquário de entretenimento. Queríamos ter uma voz ativa junto das famílias, principalmente dos mais novos, e mudar a sua visão sobre a importância de cuidarmos do nosso planeta e da biodiversidade. Todos os dias, com uma equipa empenhada e com as ações certas, temos conseguido alcançar este grande objetivo. E, por isso, agora que comemoramos o décimo aniversário, faz todo o sentido celebrar com uma ação inesquecível e amiga do ambiente".

Para tornar possível esta missão, o espaço portuense vai contar com o apoio com da Câmara Municipal do Porto, Porto Protocol e APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo.

De notar que o SEA LIFE Porto foi uma das primeiras organizações no país a realizar limpezas de praia, organizadas anualmente nas praias do Porto. A última aconteceu em outubro de 2018 e foram recolhidos 280 quilos de lixo.

Semanas da Sustentabilidade e Conservação: um mês 100% dedicado ao planeta

A mega limpeza de praia integra o programa Semanas da Sustentabilidade e Conservação do SEA LIFE Porto, em vigor até 9 de junho. Um leque de atividades imperdíveis dedicadas ao ambiente.


Ao longo das próximas semanas, a par da exposição Mar de Plástico, vai poder assistir à palestra "As Cores que Protegem os Nossos Oceanos", onde os mais novos podem aprender como fazer a separação dos resíduos. Acontece diariamente, às 12h30 e às 17h00.

As Semanas da Sustentabilidade e Conservação contam ainda com a segunda sessão de plogging - conceito nascido na Suécia, em 2016 e que combina o joggingcom a recolha de lixo ("plocka upp" em sueco). Realiza-se no dia 18 de maio, sábado, na Marginal do Rio Douro, em Gondomar (a seguir ao Palácio do Freixo). A iniciativa é aberta à comunidade e todos os que quiserem podem juntar-se ao movimento.

A primeira sessão de plogging, realizada no passado dia 20 de abril em Vila Nova de Gaia, contou com mais de 30 pessoas e foram recolhidos 112 quilos de lixo.

Inscrição nas atividades:

  • A inscrição na mega limpeza de praia deve ser realizada (https://www.visitsealife.com/porto/descubra/eventos/mega-limpeza-de-praia/) e não tem qualquer custo associado.
  • Para participar nas sessões de plogging, basta comparecer no local marcado às 9h45 do dia 18 de maio;
  • A exposição Mar de Plástico e a participação nas palestras diárias estão incluídas na visita ao SEA LIFE Porto.