Sacudir tapetes à janela dá multa. Sabe de quanto?
Pode até parecer-lhe inofensivo, mas sacudir tapetes à janela dá lugar a multa em vários municípios. Veja se o seu é um deles e qual a conta do castigo.

Sacudir tapetes à janela é um hábito de muitos portugueses quando estão a fazer as limpezas à casa. No entanto, e dependendo do local de residência, este é um gesto que pode sair muito caro.
As multas não são sempre iguais, e também há que considerar se houve ou não dolo de quem praticou o ato. Por outro lado, se a proibição não estiver prevista no regulamento municipal, não pode ser aplicada qualquer multa. Por todos estes motivos, reunimos a informação que interessa num único artigo.
Porque é que sacudir tapetes à janela dá multa?
O ato de sacudir tapetes à janela (e quem diz tapetes diz toalhas, colchas ou mantas) dá multa porque é considerado um ato prejudicial à higiene das ruas e ao bem estar das pessoas que por elas passam.
Imagine que vai sossegado a passear na rua e leva com restos de comida na cabeça porque um morador decidiu sacudir a toalha do almoço na janela. Não vai gostar, certo? É por isso que o Regulamento de Resíduos Sólidos, Higiene e Limpeza da generalidade dos municípios proíbe esta prática.
Além dos tapetes, o que mais não pode sacudir?
A forma como a questão é colocada difere entre municípios, sendo que uns são mais detalhados e extensivos do que outros. No entanto, regra geral, além dos tapetes também não pode sacudir toalhas, colchas, mantas, panos, roupa ou qualquer outro objeto do género.
Note que o ato de "bater o tapete" também não é permitido, ou seja, não pode dar pancadas no tecido para que ele liberte o pó para a rua.
É a minha casa, a minha janela. Porque é que não posso sacudir os tapetes?
O pó e o lixo vão cair num espaço que é público (neste caso, a rua) ou pior, vão cair em cima de objetos pertencentes a terceiros (como carros) ou até em cima da roupa que os vizinhos puseram cá fora a secar. A casa até pode ser sua, mas se prejudicar as outras pessoas, pode ser penalizado.
O que acontece se sacudir tapetes à janela?
Se for apanhado pela polícia a deitar para a rua o pó que sai dos tapetes, pode preparar a carteira porque o mais provável é ter de pagar uma multa por violação das regras de higiene e limpeza dos espaços públicos.
De quanto é a multa por sacudir tapetes à janela?
Antes de mais, saiba que só paga multa por sacudir tapetes à janela se o Regulamento Municipal dos Resíduos Sólidos, Higiene e Limpeza da sua localidade incluir essa penalização. Para saber ao certo, consulte o documento no site ou nos arquivos da Câmara Municipal.
Entre os municípios que prevêm uma penalização por sacudir tapetes à janela, também não há consenso sobre os valores, que diferem de caso para caso.
Abaixo encontra uma tabela com aqueles que, à data da publicação do artigo, tinham essa informação disponível online. Mesmo que o seu município não conste da lista, vale a pena consultar diretamente o regulamento, que entretanto pode ter sido alterado ou atualizado.
Valor da coima por município
O que fazer se o seu vizinho sacudir tapetes à janela
Se o seu vizinho costuma sacudir roupa à janela e isso o prejudica de alguma forma, é sempre melhor tentar resolver as coisas a bem. Procure-o e diga-lhe que se sente incomodado, numa tentativa de chegar a um entendimento.
Se o vizinho não mostrar abertura para colaborar, pode sempre consultar os regulamentos do condomínio.
Por um lado, o que está em causa é uma desavença entre condóminos que não tem nada a ver com o espaço comum, por isso a administração do condomínio não tem de intervir. Por outro, se o regulamento do condomínio tiver uma alínea específica que proíbe o ato de sacudir tapetes à janela, existe fundamento para que a administração intervenha.
Se nenhuma das anteriores abordagens resultar, pode fazer uma denúncia à Câmara Municipal ou à Polícia Municipal no sentido de corrigir o problema.