Sabe para que serve o oleão?

10/07/2021

Sabe para que serve o oleão? Qual é o oleão mais próximo de sua casa? Com certeza que já ouviu alguém dizer que o óleo alimentar não se pode deitar pelos canos. Mas porquê e onde deve ser deixado então? A RECICLA dá-lhe as respostas.

Qual é o oleão mais próximo?

Para saber onde fica o oleão mais próximo de sua casa só tem de instalar a Wasteapp, pesquisar "óleo alimentar" e ficará em apenas alguns segundos a conhecer o óleão vizinho!

Não é preciso nenhum curso nem imprimir uma lista de instruções, apenas seguir estes passos:

  • Esperar que o óleo arrefeça;
  • Passá-lo para uma garrafa;
  • Levá-lo até ao oleão mais perto.

Porque razão não se pode despejar óleo alimentar usado nos canos?

Sabia que basta um litro de óleo usado despejado pela canalização para poluir um milhão de litros de água? O óleo alimentar usado tem um elevado potencial de contaminação e podem ser responsáveis por causar vários problemas.

O seu descarte em casa pode causar implicações como:

  • O aparecimento de pragas;
  • Danos na canalização;
  • Danos nos sistemas de tratamento de águas residuais, as conhecidas ETAR's, pois a gordura acumula-se nos filtros, impedindo-os de funcionar corretamente. 

O óleo alimentar pode ser reciclado?

Pode e deve ser encaminhado para reciclagem. O reaproveitamento deste resíduo traz imensas vantagens! O óleo alimentar usado é uma matéria-prima com muito potencial e pode ser aproveitado para fazer sabão ou biodiesel.

É verdade e é praticamente todo aproveitado! Em mil litros utilizados é possível produzir até 980 litros de biodiesel, um combustível que emite aproximadamente menos 80% de dióxido de carbono do que o gasóleo.

A juntar a estas vantagens, ao colocar o óleo alimentar usado na economia circular está a evitar que se emitam cerca de 14 toneladas de gases com efeito de estufa, libertadas quando por exemplo este resíduo é enviado para aterro e se degrada.

Simples, não é? Sejam croquetes ou batatas fritas, da próxima vez já sabe o que fazer ao óleo.