Regras para ir às praias

21-05-2020

Época balnear: início a 6 de junho 

O Governo já anunciou que este ano a época balnear começa oficialmente a 6 de junho, mas não como antes. A nova doença covid-19 veio mudar o quotidiano das famílias e as visitas à praia não são exceção. Saiba como vai ser e cumpra as regras!

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) já tinha anunciado que a única maneira de garantir que as praias não são um foco de infeção de covid-19 é restringindo a sua utilização. 

Logo, como era expectável, vai haver uma lotação máxima e regras especificas que já foram emitidas, no passado dia 15 de maio. 

As medidas compreendem que os chapéus têm de estar afastados três metros, enquanto as pessoas, que não pertencem ao mesmo grupo, devem manter uma distância de 1,5 metros.   

Os vendedores de bolas de Berlim devem usar máscara e viseira e há uma espécie de semáforo virtual, disponível numa aplicação, que avalia o estado de ocupação numa escala de verde a vermelho que será o guia dos portugueses para saberem se é ou não seguro ir à praia.

Além disso, o número máximo para ajuntamentos é de 10 pessoas, é interdito estacionar fora dos parques e zonas de estacionamento ordenado e há regras e horários específicos para a utilização dos toldos, colmos e barracas. 

A aplicação móvel que promete ser a sua maior aliada deste verão chama-se Info Praia e foi desenvolvida pela APA, como ferramenta de disponibilização rápida de informação atualizada sobre as praias e a ocupação das mesmas. 

Para saber se é seguro visitar a praia que pretende frequentar basta aceder à app e verificar, através de sinalética, o estado de ocupação: verde: ocupação baixa; amarelo: ocupação elevada; vermelho: ocupação plena.

Certamente que ainda vamos continuar a viver um situação complicada durante os próximos meses, mas para chegarmos a bom porto é necessário cumprir normas e fazer sacrifícios. Certamente que vai conseguir visitar as praias portuguesas, mas seja prudente! 

Consulte aqui todas as regras implementadas pelo Governo para o verão de 2020.