Qual o tamanho do bebé na gravidez?

19/08/2021

Agora que o seu bebé é oficialmente um embrião ele tem o tamanho de uma semente de papoula, bem pequenina. O tubo neural começa a formar-se, assim como o coração e o sistema circulatório. Uma nova fase se inicia e com ela a sua vida torna-se um universo de descobertas, semana após semana. Prepare-se para receber o amor da sua vida daqui a algumas semanas, já pensou que lindo que vai ser olhar nos olhos dele pela primeira vez? 

O embrião já é um feto com 8 semanas e tem o tamanho de uma uva moscatel de 1,6 cm. Aproxima-se uma fase com muitas mudanças, os músculos, nervos e órgãos começam a funcionar. Os olhos estão cobertos pelas pálpebras, os pés parecem.se com mini-pés-humanos e o bebé já consegue mexer os punhos. 

Consegue adivinhar quanto mede o seu bebé? 5,5 cm! Já está do tamanho de um limão e com as suas 15 gramas ele já se mexe bastante, mas não o suficiente para a mamã o sentir do lado de fora. Os seus reflexos já estão alerta e os rins já estão em funcionamento com a urina. Está tudo bem encaminhado e a correr muito bem. 

As primeiras 100 gramas chegam nesta fase e pode ultrapassar os 12 cm e assemelha-se a uma pêra. É muito provável que o bebé duplique de tamanho e peso nas próximas semanas. Vai começar a senti-lo a esticar-se dentro de si. Ele adora brincar com o cordão umbilical, o sistema circulatório e urinário já estão a todo o vapor!

20 semanas! Metade do período e o bebé está a crescer como nunca. O ritmo de crescimento é intenso nesta fase e já está envolto pelo vérnix e ele também pode engolir um pouquinho a mais do ácido amniótico, sabia? Mas, relaxe, é só porque está a preparar o sistema digestivo para a sua vida alimentar aqui do lado de fora. O bebé já está do tamanho de uma banana e isso é mais ou menos 17 cm! Ai que orgulho! 

Uma espiga de milho, é isso mesmo! Com mais de 600 gramas o seu bebé, na 24ª semana, tem o comprimento de uma espiga de milho. O cérebro continua a crescer e o útero está a começar a ficar apertadinho, mas a sua pele ainda é bem fininha e frágil. O rosto está a começar a ficar semelhante ao de um recém-nascido, mas a ansiedade é gigante para saber como ele vai ser, não é?! 

Um maço de couve! Este é o tamanho do seu bebé com 32 semanas de gravidez. Ele já tem aproximadamente 42 cm e 1,7 kg e está tão perto da chegada que ele já está a treinar para respirar aqui fora. O bebé já inspira o líquido amniótico, mas calma, os pulmões ainda não estão completamente amadurecidos. 

36 semanas, ein?! Quem diria que esse bebézinho cresceria tanto a ponto de ser comparado ao tamanho de um alface romano com 45 cm e aproximadamente 2,7 kg. Essa fase é muito importante porque ele está ficando encaixadinho para chegar ao mundo exterior. Já tem todos os membros, músculos e o coração sempre a pulsar! 

40 semanas e o seu bebé já tem o tamanho de uma abóbora pequena, com aproximadamente 50 cm dos pés à cabeça e pesa mais de 3 kg. E agora o seu bebê já está quase a chegar!! É tempo de segurar a ansiedade para a grande chegada e preparar todos os detalhes para receber o seu grande amor!