Pum! A Vida Secreta dos Intestinos

11-10-2019

Inauguração

11 de outubro · 18h00 - 21h30

Venha conhecer em primeira mão a nova exposição temporária do Pavilhão do Conhecimento.                                                                                                                                Vai ser um final de tarde muito especial e com muitas surpresas!

Programa

18h00 Recepção

Prepare-se para muita animação na recepção dos primeiros visitantes oficiais da nossa nova exposição!

  • Sessão de autógrafos "A Vida Secreta dos Intestinos"
    Conheça Giulia e Jill Enders, as autoras do best seller que inspirou a exposição, e leve para casa o seu livro autografado, à venda no local.

  • Cerveja fresca ou uma casa para morar
    O meu nome é Saccharomyces cerevisiae, Saccha para os amigos. Sou um fungo. Entre outras coisas, faço cerveja e vivo numa garrafa. Tchim, tchim!

  • Uma pitada de pré e probióticos
    Prove os nossos petiscos produzidos com aprumo por microrganismos que vivem nos alimentos que cuidam do seu bem-estar.

  • Espreite o que come
    E se a comida se mexesse? Ela mexe, mas não foge do microscópio! Espreite a acção das bactérias e das leveduras que cozinharam os petiscos que lhe oferecemos.

19h00 Inauguração

Intervenções

  • Rosalia Vargas, Presidente da Ciência Viva
  • Bruno Maquart, Presidente da Cité des Sciences et de L'industrie
  • Giullia e Jill Enders, autoras do livro "A Vida Secreta dos Intestinos"

19h15 Visita à exposição

Visite livremente "PUM! A Vida Secreta dos Intestinos", a mostra que vai revelar-lhe a importância que os intestinos têm no nosso bem-estar.

NOVA EXPOSIÇÃO

Para visitar de outubro 2019 a agosto 2020

Imagine que tem visão raio-x e consegue observar o que se passa dentro do seu corpo. Já imaginou? Agora foque esse super poder nos seus intestinos. Já está? Perfeito. Então prepare-se para esta viagem que vai revelar tudo o que precisa saber sobre o nosso órgão mais subestimado.
É caso para dizer que os intestinos têm má fama.
Coração? Indispensável. Cérebro? Uau, incrível. Agora os intestinos? Blergh... só nos lembramos deles quando vamos à casa de banho.

A nova exposição temporária do Pavilhão do Conhecimento - "PUM! A Vida Secreta dos Intestinos" - vai mostrar-nos em detalhe o mundo fascinante deste órgão que é recordista em número de habitantes. É inspirada no livro de Giulia e Jill Enders "A Vida Secreta dos Intestinos" e foi produzida pela Cité des Sciences et de l'Industrie de Paris em parceria com o Pavilhão do Conhecimento e o Heureka (Finlândia).

No nosso intestino "moram" 100 mil milhões de bactérias. Sim, leu bem: 100 mil milhões de bactérias, o que significa que carregamos cerca de dois quilos destes minúsculos seres.

A Microbiota* intestinal é tão importante para a nossa saúde que tem ligação directa com o nosso cérebro e, por isso mesmo, consegue alterar o nosso peso e comportamento.

* Quando falamos da Microbiota estamos a falar do conjunto de bactérias, fungos e vírus que habitam um órgão do nosso corpo.

Viagem pela vida secreta dos intestinos terá 3 paragens:

Visita guiada à digestão

Para falarmos da microbiota do intestino precisamos compreender primeiro o processo digestivo. Como as imagens falam mais que mil palavras há uma instalação que reproduz como o nosso organismo faz a digestão e como isso resulta na transmissão de informações valiosas ao cérebro.

O mundo dos micróbios intestinais

Aqui vamos tirar a pinta dos habitantes dos intestinos: bactérias, fungos, vírus. Vamos saber tudo sobre eles.

O Bem-estar do intestino

Vamos apresentar dicas de alimentação que podem ser aplicadas facilmente no dia-a-dia e que contribuem para o equilíbrio da nossa microbiota.