Programas de Livro Infantil na oferta formativa da FCH-Católica

02-11-2019

Para preencher as lacunas de formação em relação ao livro infantil, a Escola de Pós-Graduação e Formação Avançada da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (FCH-UCP) anuncia a criação do Curso de Livro Infantil para Pais e o regresso da Pós-Graduação em Livro Infantil (B-learning), para a sua 12ª Edição.

Contando com o apoio da APEL - Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, o Curso Livre de Livro Infantil para Pais surge com o objetivo de ajudar os familiares de crianças, com idades entre os 0 e os 10 anos, partindo do pressuposto de que a seleção dos primeiros livros é essencial para a formação do gosto e da sensibilidade da criança.

"Ao longo das 27 horas de duração do curso, e visando a definição de critérios de seleção, serão apresentados, analisados e discutidos um conjunto de livros infantis. Abordaremos todos os elementos que compõem o livro (texto verbal, imagens, formatos e materiais) visto que todos contam significativamente e é necessário conhecer a relação com o destinatário infantil", refere Dora Batalim, Coordenadora da formação.

Com início a 2 de novembro, o curso terá a especial participação do psicólogo Eduardo Sá, que ajudará a fundamentar, ao nível da psicopedagogia, a importância dos livros infantis na vida das crianças.

No dia 8 de novembro está marcado o regresso de mais uma edição da pós-graduação de sucesso da FCH-UCP em Livro Infantil (B-learning), um programa de ensino semi-presencial centrado no conhecimento dos livros infantis perante perspetivas profissionais distintas: educação, edição, cultura, arte e crítica.

Esta pós-graduação é dirigida a bibliotecários, professores, educadores de infância, animadores culturais, editores, livreiros e ilustradores de qualquer região do país.

As candidaturas encontram-se abertas e pode ser consultada informação adicional em: fch.lisboa.ucp.pt/pt-pt/epgfa/cb-livro-infantil-para-pais e fch.lisboa.ucp.pt/pt-pt/epgfa/pt/pg-livro-infantil-b-learning.