Vai ser possível experimentar os artigos da Zippy através de uma solução de Realidade Aumentada em parceria com a NOS

22/03/2022

Vai ser possível ver e experimentar artigos da Zippy através de uma experiência de Realidade Aumentada assente na tecnologia 5G, criada em parceria com a NOS. A iniciativa é pioneira e vai estar disponível a partir de hoje na loja da Zippy no NorteShopping, no Porto, ao longo de quatro semanas. 

Assim, já não será preciso calçar ou montar vários dos artigos de puericultura e de calçado selecionados para a experiência: através de uma Web App que utiliza Realidade Aumentada, disponível em iOS e em Android, qualquer pessoa poderá experimentar e visualizar os produtos em tamanho real - mesmo que não estejam em exposição ou que se encontrem fora de stock.

Entre as possibilidades que vão fazer parte desta primeira experiência, encontramos quatro variedades de calçado diferentes. Quanto aos artigos de puericultura, é possível encontrar camas, cadeiras de refeição, triciclos e ainda um brinquedo que simula uma carrinha de gelados.

A experiência só é possível através de tecnologia 5G assegurada pela NOS em parceria com a startup portuguesa Dimmersions, e é um marco pioneiro no setor do retalho em Portugal. O objetivo é revolucionar a experiência dos clientes em loja e, cada vez mais, estar perto daquilo que será o futuro do retalho.

5G no retalho

As novas experiências de retalho inteligente, potenciadas pelo 5G, vão permitir ao clientes experimentar artigos sem os vestir ou calçar, perceber como ficam as peças de mobiliário no local desejado em casa ou ter uma experiência de compra remota muito mais imersiva e digital. "Enquanto catalisador da transformação da economia e de uma sociedade conectada, o 5G da NOS tem um impacto expressivo na digitalização de mercados verticais, como é o caso do retalho. Através deste passo pioneiro, e sendo uma marca líder e inovadora, a Zippy está a construir o futuro do retalho em Portugal e a proporcionar aos seus clientes uma experiência de compra inteligente, disruptiva, mas principalmente, mais completa", afirma Manuel Ramalho Eanes, administrador executivo da NOS.

Para os retalhistas e lojistas, os benefícios trazidos pela quinta geração de comunicações móveis, em conjunto com tecnologias como a realidade aumentada e realidade virtual, incluem ganhos de eficiência a vários níveis: menor necessidade de uma linha alargada de produtos em loja, facilidade em demonstrar a utilização de produtos complexos ou de grande volume e uma redução no número de devoluções de produtos pelo cliente.

Estima-se que, em 2025, o mercado de retalho inteligente represente mais de 52 mil milhões de euros e que as novas tecnologias potenciadas pelo 5G adquiram um papel central na experiência de compra, quer em loja, quer à distância. No mesmo ano, o mercado para as tecnologias de realidade aumentada e virtual, apenas no retalho, deverá representar mais de 1,4 mil milhões de euros.