O Caderno Inteligente não é só para meninas. Marca quer mudar paradigma

Caderno Inteligente é uma marca que chegou a Portugal há dois anos vinda do Brasil com a premissa de mudar a forma como se olha para um artigo de papelaria comum ao dia-a-dia de tantas pessoas, especialmente daquelas que estudam. Ao longo destes 24 meses, a probabilidade de grande parte dos pais e educadores portugueses já terem ouvido falar deste objeto é grande e o objetivo da marca é que as suas páginas e capas personalizáveis cheguem ainda a mais pessoas.
Para tal, o Caderno Inteligente vai ficar disponível, este ano, em 180 postos de venda físicos em território nacional, não só para homogeneizar o alcance geográfico dos artigos no País, como para expandir o público que se possa interessar por eles. E porquê? De forma não intencional, 95% do target da marca é feminino e em idade escolar, mas a vontade é mudar este paradigma.
Assumindo a falha da distribuidora no que toca a este ponto, José Miguel, diretor da JB Comércio, a empresa que representa e comercializa o Caderno Inteligente na Europa, revelou que o grande desafio é comunicarem cada vez mais com o público masculino. «Acredito que no futuro aquele rapaz que é mais 'descontraído', que vai para a escola e não quer levar seis cadernos, vai mais facilmente aderir.»
Neste sentido, está prevista uma estratégia de comunicação que José Miguel apelida de «ambiciosa», de forma a alargar o conceito do caderno a mais pessoas, «para que seja bem compreendido pela audiência masculina». Estão previstas «duas surpresas que vão acontecer em 2022 para este target específico», revela o porta-voz da marca, embora sem revelar pormenores.
Outra aposta do Caderno Inteligente para 2022 é o lançamento de 10 coleções em parceria com figuras digitais que, atualmente, chegam a milhões de espectadores tanto no Brasil como em Portugal. Em Janeiro, já surgiu o caderno Mystic Glow, inspirado pelas gémeas brasileiras Melissa e Nicole, cujo canal de YouTube soma 14,6 milhões de subscritores, e que se juntou a outros como o Tiffany, de Ju Baltar, ou Tie Dye, de Luara. Mas as influenciadoras portuguesas não ficam de fora, já que Owhana também consta da lista de colaborações com o seu Marble Dream.
«Posso desvendar que vai haver um novo caderno para Portugal com uma influenciadora que é mais do que uma influencer digital. É uma pessoa muito próxima do nosso público, do nosso target, mesmo em termos de faixa etária, e que vai ser claramente um grande sucesso», assegura José Miguel, acrescentando que este lançamento está previsto para finais de abril.
A par de uma missão macro de funcionalidade, personalização e sustentabilidade, a marca Caderno Inteligente tem ainda um objetivo micro: o de ajudar a comunidade que a rodeia e que apelida de CILovers. Fá-lo desde Janeiro deste ano com diretos semanais e online que preparam os estudantes para os exames nacionais, assim como com a partilha de resumos dos seus seguidores. «Acreditamos que os consumidores vêem o caderno como uma coisa estimulante para estudar. Os resumos ficam mais bonitos. Acabamos por dar um empowerment maior [ao conceito da marca]», explica o diretor da JB Comércio.
Além disso, a comunidade também tem acesso a templates gratuitos para os vários formatos do caderno, que ficam disponíveis no site todos os meses e que podem ser adicionados, aumentando a personalização. «Se toda a comunidade está permanentemente connosco e nos ajuda, temos de tentar retribuir. Não é só fomentar mais estudo e estimular a utilização do caderno. Queremos criar um espírito de entreajuda que reflete a comunidade study brand», remata José Miguel.