Poucas horas de sono afetam saúde mental

11-10-2019

Dois em cada três portugueses não descansam o suficiente, resultado de poucas horas de sono e/ou num sono pouco reparador. Dificuldade em adormecer, acordar a meio da noite ou antes da hora necessária, ter um sono agitado são os problemas mais comuns. 

No Dia Mundial da Saúde Mental, que se celebrou no dia 10 de outubro, é importante lembrar o impacto negativo da insónia no funcionamento cerebral, interferindo com a atenção, a concentração, a memória, o raciocínio, o estado de ânimo ou de humor, a articulação das palavras, a resistência física e o cansaço. 

"Se por um lado, a insónia pode interferir negativamente na saúde mental, por outro, a insónia pode ser um sintoma de uma perturbação mental, como a ansiedade e a depressão, ou um problema de saúde pública pelas complicações médicas, havendo estimativas que indicam que a insónia crónica afeta 10% da população", refere o médico psiquiatra Dr. Marco Gonçalves.

Ciente também dos reflexos na performance laboral e, consequentemente, na produtividade das empresas, a Associação Nuvem Vitória desenvolveu um Programa Corporativo de Sono.

"Nestas formações, onde contamos com os melhores especialistas da matéria em Portugal, os colaboradores das empresas aprendem dicas e estratégias práticas para melhorar a higiene do sono. É essencial que as equipas aprendam a prioritizar as horas de sono, que não se reflete apenas na produtividade, mas também em menos ausências laborais por motivos de doença. O sono é essencial para o bem-estar físico, mental e emocional", afirma Fernanda Freitas, Presidente da Associação Nuvem Vitória. "A importância do sono, e o reflexo que tem na saúde de cada um, é o core da nossa missão. Foi também por isso que criámos a plataforma QueroDormir.pt, com um conteúdo abrangente, escrito de uma forma clara, cujo rigor é garantido por um conselho consultivo", acrescenta.

Os problemas de sono também afetam as crianças, contribuindo para que fiquem irritáveis, hiperativas e com mais dificuldade na aprendizagem. Quando dormem bem, contribui-se para estarem mais atentas, mais felizes e com mais capacidade de funcionar. 

Sobre a Associação Nuvem Vitória: Fundada em 2016, desenvolve um trabalho voluntário único no mundo. Todas as noites, as equipas de voluntariado contam histórias de embalar a crianças que estão longe dos seus ambientes familiares. Tem como missão, desenvolver e promover materiais, ferramentas e competências que propiciem um ambiente favorável a uma noite de sono recuperadora junto de crianças hospitalizadas ou, atuando na sociedade civil em sentido mais lato e abrangente, das crianças em geral. A Nuvem Vitória pretende estimular o envolvimento dos pais, familiares e cuidadores, na área da leitura e da narração oral, em diferentes contextos, procurando elevar o nível de literacia das populações bem como estreitar os laços familiares e com os cuidadores em geral. 

WEBSITE