Orquestra Geração celebra Carnaval com concerto na Casa da Música

25-02-2020

No próximo dia 25 de fevereiro, às 16h30, a Orquestra Geração celebra o Carnaval com um concerto na Casa da Música, no Porto, onde cerca de 80 alunos irão tocar um repertório sinfónico standard. O concerto vai contar com a participação da cantora Cabo-Verdiana Maria Alice na interpretação de duas famosas mornas.

O valor por entrada é de 10€ e os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira da Casa da Música.

O concerto de Carnaval, que tem marcado presença na célebre Casa da Música desde 2015 e que tem reunido centenas de pessoas, será protagonizado pela Orquestra Juvenil Geração composta por alunos dos núcleos de Almada, Amadora, Lisboa, Loures, Oeiras, Sesimbra e Vialonga.

O coordenador do projeto Orquestra Geração, Professor António Wagner Diniz, afirma que assistir a este concerto "trata-se de uma oportunidade única de apreciar o dinamismo de uma orquestra jovem e de jovens e saborear a multiculturalidade nesse palco extraordinário da Casa da Música no Porto."

Considerada entre as 50 melhores práticas de inclusão e desenvolvimento, de toda a União Europeia, em 2013 e 2014, e recetora da medalha de ouro das comemorações dos 50 anos da eclaração Universal dos Direitos da Humanidade, atribuída pela Assembleia da República em 2018, a Orquestra Geração, criada em 2007, é um projeto de cariz social para jovens que visa formar, promover a inclusão social e fomentar o desenvolvimento pessoal dos mesmos através da música. Em pouco mais de dez anos, a Orquestra Geração cresceu e reúne mais de 1300 crianças e jovens, distribuídos pelos concelhos de Amadora, Almada, Vila Franca de Xira, Lisboa, Oeiras, Loures, Sesimbra e Coimbra.

Os diversos grupos da Orquestra Geração agregam mais de 30 concertos por temporada com um repertório variado, desde jazz a música erudita. Já passaram por diversos palcos, como o CCB, o Teatro Municipal São Luiz, a Fundação Calouste Gulbenkian, Casa da Música, Teatro Circo de Braga e, até mesmo, em festivais internacionais como na Ópera de Nice.

Para conhecer mais sobre o projeto da Orquestra Geração, visitar o website: orquestra.geracao.aml.pt