O novo vídeo da Ordem dos Psicólogos explica o coronavírus aos miúdos

17-03-2020

O documento super completo tem várias recomendações para aguentar este período de isolamento de forma saudável.

Quem tem filhos pequenos e está com eles em casa neste momento de pandemia e isolamento encontra vários desafios: como os entreter; como os manter ativos evitando sair à rua; como os pôr a par dos temas escolares; como conseguir trabalhar com eles em casa e, sobretudo, como lhes explicar tudo o que se está a passar, quando até para nós é difícil de entender.

Nos últimos dias, várias entidades, públicas e privadas, têm-se desdobrado em iniciativas para manter as crianças ocupadas, com acesso a livros, a cumprir as recomendações das autoridades de saúde e no fundo informadas, sem ser demais. Agora, o site da Ordem dos Psicólogos Portugueses colocou algumas respostas num documento explicativo e também num vídeo, que preparou e disponibilizou no âmbito da literacia psicológica.

No seu site, a Ordem apresenta recomendações específicas sobre esta pandemia, bem como as melhores formas de explicar a uma criança a importância das medidas de distanciamento social e isolamento.

Utilizar informação clara e real, palavras adaptadas à idade da criança e confirmar que ela compreendeu corretamente a mensagem são algumas das propostas. Além disso, é recomendado que limite a exposição delas a notícias, explique a mesma coisa várias vezes e dê-lhes oportunidade e tempo para expressarem os seus sentimentos e receios. Estas são só algumas das sugestões de um documento que esclarece várias dúvidas.

Os psicólogos nacionais destacam: o isolamento contribui para conter a propagação do vírus e as pessoas que se encontram nesta situação ajudam decisivamente a manter a sua segurança e a dos outros. Além desta informação sobre as crianças, a ordem disponibiliza guias para situações de isolamento - de adultos e sénior - e dois vídeos explicativos sobre os respetivos assuntos, no seu site.