O alerta de Margarida Fonseca Santos no Dia Mundial da Doença Reumática Infantil e Juvenil 

18-03-2020

A 18 de março celebra-se pela segunda vez o Dia Mundial da Doença Reumática Infantil e Juvenil. A data pretende alertar para a importância do diagnóstico precoce e do tratamento atempado num tipo de doença que afeta uma em cada 1000 crianças em idade escolar (dados da Sociedade Portuguesa de Reumatologia).

A Booksmile e a escritora portuguesa Margarida Fonseca Santos associam-se a esta causa com um livro solidário, cujos direitos de autor revertem para a ANDAI - Associação Nacional de Doentes com Artrites e Reumatismos da Infância, instituição que apoia crianças e jovens com doenças reumáticas, e as suas famílias.

Esta nas Tuas Mãos (ed. Booksmile | 120 pp. | 8.79) é baseado em histórias reais de jovens que sofrem de artrite reumatóide. Faz parte da coleção A Escolha É Minha que aborda os desafios do crescimento e as opções que os jovens têm de tomar todos os dias. Histórias que podiam ser contadas por eles. 

A Booksmile disponibiliza as primeiras páginas para leitura aqui.

***

Sobre o livro

Guilherme não consegue entender, está assustado. E a razão não é para menos: saber que tem uma doença crónica parece-lhe a pior notícia possível. A família, os amigos e os professores interrogam-se sobre as consequências para o quotidiano e para o futuro de Guilherme. Todos têm de aprender a lidar com este problema, mas a doutora Cristina, uma médica fantástica, vai ajudá-los a conhecer a doença e as formas de agir para diminuir as dores, as lesões e o desânimo. A força da amizade e do amor vai transformar por completo a vida de Guilherme, tornando-o feliz e realizado. Vem daí e descobre a importância de nunca desistir!

Sobre a autora - Margarida Fonseca Santos

Publicou o primeiro livro para crianças há mais de vinte anos. Desde então, nunca mais parou de escrever para este público, um desafio que se transformou numa paixão. Autora reconhecida e muito querida do público, tem uma grande parte das suas obras no Plano Nacional de Leitura. Além de escrever para crianças e adultos e para teatro, trabalha na área da escrita criativa e do treino mental, algo que ficou do tempo em que se dedicava à Pedagogia e à Formação Musical. A coleção A Escolha É Minha é o reflexo de todo este percurso.