Novo passe nos transportes: navegante substitui Lisboa Viva

08/09/2021

A TML - Transportes Metropolitanos de Lisboa lançou hoje um novo cartão em todos os operadores de transporte da Área Metropolitana de Lisboa. Chama-se "navegante" e vem substituir o anterior cartão Lisboa Viva.

A marca pretende ser uma referência para o passageiro, associando o cartão de transporte e o tarifário - que revolucionou os transportes da AML reduzindo o preço de forma significativa - e alargando a abrangência geográfica e a acessibilidade de utilização a toda a AML, a todos os operadores e a todos os modos de transporte coletivo.

"O navegante passa agora a ser um cartão e um título para tudo e para todos, simplificando a linguagem e a comunicação de quem pretende viajar", pode ler-se no comunicado.

O cartão navegante da TML é pensado para quem viaja de modo frequente nos transportes, é personalizado, de utilização pessoal e intransmissível, servindo de suporte aos títulos de transporte, sejam eles navegante mensal, metropolitano, ou de outra tipologia.

"A nova imagem pretende ser uma continuação da assinatura da marca TML, com identificação clara das linhas que traçam o percurso do passageiro nas viagens que realiza, sendo o passageiro o ponto, o centro da operação", explica a empresa municipal.

A TML, com o navegante e com a Carris Metropolitana, que irá nascer durante o próximo ano, pretende "mover-se mais", "inovar mais" e ir "mais longe" na área da mobilidade, oferecendo às pessoas "verdadeiras condições de acesso ao transporte público", avança a entidade no documento oficial.

A empresa será responsável por toda a operação de serviço público de transporte rodoviário de passageiros municipal e intermunicipal através da Carris Metropolitana, marca única e integradora da operação rodoviária.