Novo jogo da Google ensina a navegar na internet em segurança

04/10/2021

A Euroconsumers e a Google juntaram-se para aumentar o índice de segurança dos consumidores na internet, através de um jogo que sensibiliza os internautas para os perigos da navegação online, em antecipação do Mês da Cibersegurança, assinalado em outubro.

O jogo, designado Space Shelter, está a ser promovido em parceria com as congéneres da Euroconsumers em Portugal (Deco Proteste), Itália (Altroconsumo), Espanha (OCU) e Bélgica (Test-Achats).

Em traços gerais, este jogo transforma o conhecimento sobre segurança online numa aventura, com gráficos simples, mas design e som de qualidade, segundo indica a Google em comunicado. Cada jogador pode selecionar um avatar e embarcar numa aventura composta por cinco mini jogos, antes de chegarem ao destino final, o Abrigo Espacial - ou Space Shelter.

«O Space Shelter torna a aprendizagem sobre cibersegurança mais acessível e até divertida», comenta Marco Scialdone, head of Litigation & Academic Outreach na Euroconsumers. «Ao aumentar a consciencialização sobre cibersegurança por meio de iniciativas como o Space Shelter, os consumidores sentir-se-ão capazes de beneficiar mais das enormes oportunidades apresentadas pela tecnologia.»

Ao longo das várias aventuras, os jogadores podem descobrir elementos fundamentais da segurança online, como o gestor de passwords, a autenticação multicaracteres ou as configurações de privacidade.

«Estamos felizes por unir os nossos pontos fortes e viajar até ao espaço com um parceiro tão incrível como o grupo Euroconsumers. A Google acredita que a tecnologia deve melhorar a vida, e não distraí-la, e é por isso que estamos a fazer esta parceria com especialistas em sociedade civil e jogos para ajudar a criar hábitos digitais saudáveis e tornar o universo online mais seguro», acrescenta Karen Massin, directora Government Affairs and Public Policy, European Institutions na Google.

O jogo Space Shelter será divulgado com a ajuda de 12 youtubers dos quatro países envolvidos, que receberão um kit de sobrevivência e formação de uma autoridade na matéria: Paolo Nespoli, antigo astronauta, comunicador científico e treinador.