Livro vencedor “Avô Minguante” chega hoje às lojas Pingo Doce

22/11/2022

O livro "Avô Minguante", vencedor da edição deste ano do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce - o maior prémio desta área em Portugal - está disponível a partir de hoje em mais de 440 lojas Pingo Doce. Desde o seu lançamento, o Prémio já revelou 18 novos talentos nas áreas da literatura e do design gráfico e ilustração, traduzidos em nove obras publicadas.

"O Avô Minguante", composto pelo texto de Daniela Leitão e a ilustração de Catarina Silva, é o mais recente livro com o selo do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce - iniciativa lançada em 2014 e que tem como objetivo estimular o gosto dos mais novos pela leitura e democratizar o acesso aos livros, revelando novos talentos nas áreas da escrita e ilustração. A obra retrata a relação entre um avô e um neto, acompanhando a passagem do tempo e a alteração que esta reflete na vivência entre ambos. Daniela Leitão, que nunca conheceu nenhum avô, desenvolveu esta narrativa baseando-se nas vivências que foi testemunhando entre avôs e netos, tentando experienciar o significado da palavra 'avô'. O livro está disponível nas lojas Pingo Doce e online - https://mercadao.pt - a partir de hoje, por 3,99€. Até à data, as oito obras previamente premiadas pelo Prémio traduziram-se em mais de 149 mil livros lidos por milhares de crianças.

"A leitura desempenha uma importância central no desenvolvimento cognitivo dos mais novos, pelo que importa estimular hábitos de leitura desde cedo. A paixão pelos livros, que é formada gradualmente e a seu devido tempo, traduz-se numa força impulsionadora do raciocínio, da criatividade, da capacidade de formular pensamentos. É por isso que o Pingo Doce promove há 16 anos a literatura infantojuvenil e o acesso, de forma democrática, a bons livros, que consideramos bens essenciais", afirma Filipa Pimentel, Diretora de Desenvolvimento Sustentável e Impacto Local do Pingo Doce.

Recorde-se que a edição deste ano do Prémio de Literatura Infantil contou com cerca de 4000 candidaturas, repartidas pelas categorias de texto e ilustração.