Sabia que é preciso cuidar da saúde oral dos seus filhos desde o nascimento?

23/09/2022

Em altura de Regresso às Aulas, a Spot Clinic relembra a importância das crianças fazerem visitas regulares ao dentista e de um acompanhamento especializado. É importante aprenderem desde cedo a cuidar da sua saúde oral, com o acompanhamento da odontopediatria, especialidade dentro da medicina dentária focada em cuidar das crianças que promove os bons hábitos de higiene oral desde a infância, evitando complicações futuras.

Os mais pequenos também podem apresentar alterações orais, que podem estar relacionadas com vários fatores como por exemplo a má higiene ou a formação ou erupção dos dentes. Por isso, é essencial que os pais levem os seus filhos ao odontopediatra, que trabalha tanto na prevenção, ensinando os pais e as crianças a cuidarem da sua saúde oral, como também no tratamento de problemas que podem afetar bebés, crianças e adolescentes.

Quando é que uma criança deve visitar o dentista pela primeira vez?
O ideal será uma primeira consulta com um médico dentista assim que comecem a nascer os primeiros dentes, conhecidos por dentes de leite. Assim, por volta dos 6 meses de vida do bebé, os pais podem procurar a orientação de um odontopediatra. Este avaliará a boca da criança e fará orientações para a higienizar da melhor forma. Nesta fase, o dentista também poderá ajudar em questões de alívio do incómodo causado ao bebé nesta fase de erupção de dentes. 

Numa primeira consulta são observados e avaliados os fatores de risco de cáries na criança e também, dependendo da idade, são observados outros fatores como a cronologia do surgimento dos dentes, o estado da dentição já presente em boca, a sua integridade, forma ou posição, assim como o perfil da criança e as relações entre os maxilares. 

É a partir daqui que a saúde oral começa a ter um papel importante na vida da criança, e que são implementadas as bases de higiene oral, que serão fundamentais para o resto da vida.

Dos 2 ou 3 anos de vida:
Entre os 2 e os 3 anos de idade, a criança já poderá apresentar toda a dentição de leite na boca (20 dentes) e é importante que se crie o hábito da escovagem, pois os dentes de leite também estão suscetíveis às mesmas lesões que um dente definitivo. A partir desta fase é importante ir frequentemente ao dentista com um acompanhamento ideal de 6 em 6 meses para evitar lesões de cáries nos dentes bem como acompanhar o desenvolvimento da dentição, identificando de forma precoce o surgimento de desordens e más oclusões.

Criança com 6 anos:
Por volta dos 6 anos, a criança começa a apresentar seus primeiros dentes definitivos. O primeiro molar definitivo nasce na parte mais posterior da boca da criança sem que nenhum dente de leite tenha caído para lhe dar lugar, apenas rompe a gengiva. Também nessa fase os primeiros dentes de leite começam a "amolecer" e a cair para dar espaço aos dentes definitivos. Assim, é importante a visita ao dentista para que se garanta a saúde destes novos dentes e para que se possa intervir caso alguma má oclusão ou desenvolvimento ósseo facial inapropriado seja identificado.

A partir dos 13 anos de vida:
Por volta dos 13 anos, o pré-adolescente já terá a sua dentição definitiva completa, mas cada ser humano é único e podem ocorrer algumas variações cronológicas, porém, o mais importante a ressaltar nesta altura, é que os cuidados a partir daqui devem ser redobrados, pois, estes dentes serão permanentes, os únicos disponíveis para o resto da vida. Também é preciso ter em conta que nesta fase os pré-adolescentes encaram muitas modificações corporais e até emocionais, deixando por vezes o cuidado com a saúde (no caso, higienização dos dentes) de lado. A ida frequente ao dentista é importante para o controlo, motivação e orientação para prevenção de doenças nos dentes e na gengiva.

Para além do acompanhamento de um odontopediatra, alguns cuidados podem ser tomados desde o nascimento dos primeiros dentes para garantir uma boa saúde oral:

1 - Visitas ao dentista com regularidade para que qualquer problema possa ser identificado cedo e tratado de forma precoce;
2- Manter uma alimentação equilibrada e um consumo de açúcar moderado;
3 - Em bebés a higienização deve ser feita com uma gaze humedecida nas gengivas e na língua. Quando os primeiros dentes começam a nascer, pode-se utilizar uma dedeira ou uma escova de dentes e dentífrico infantil.
4 - Pastas de dentes com flúor podem ser utilizadas a partir do momento em que a criança já consiga cuspir. A quantidade deve ser igual ao tamanho de um grão de ervilha na ponta da escova.
5 - O uso da escova de dentes e fio dentário deve ser frequente. As crianças começam a aprender por imitação por isso é importante que os pais ensinem e incentivem uma correta escovagem dos dentes. Numa primeira fase a criança poderá não conseguir realizar esta tarefa sozinha e os adultos terão que ajudá-la, mas é importante que, à medida que cresça, a criança assuma que é uma responsabilidade dela e que a cumpra sozinha e de forma correta, porém, a supervisão de um adulto é importante pelo menos na escovagem que é feita antes de dormir.

Situada em plena Avenida da Liberdade, a Spot Clinic é uma clínica nova, mas com mais de 40 anos de experiência. Possui um corpo clínico altamente especializado e multidisciplinar, e disponibiliza um serviço completo na área de medicina dentária. As especialidades vão desde a odontopediatria, à ortodontia, passando pela dentisteria até à cirurgia oral, respondendo às necessidades de utentes de qualquer idade, prontos para receber todos os membros de uma família.