A nova campanha da farmacêutica Roche pretende desmistificar a hemofilia através do futebol
Desmistificar a hemofilia através do futebol é o objetivo da nova campanha da farmacêutica Roche, que é protagonizada por alguns jogadores da equipa de futebol do Estoril Praia.
A campanha pretende desconstruir alguns dos mitos associados à hemofilia, um distúrbio da coagulação, na maioria das vezes hereditário, em que o sangue não coagula devidamente. Esses mitos são abordados em cinco vídeos, partilhados nas redes sociais da Roche e do Estoril Praia, onde são desmistificados muitos dos equívocos que ainda estão associados a esta doença e que podem ser mais penalizadores para quem tem hemofilia do que a condição em si.
Nestes vídeos, alguns jogadores do Estoril Praia "contracenam" com o Alex, uma personagem fictícia animada (a que o ator Manuel Marques empresta a voz) que representa um menino com hemofilia, e que foi criada pela Roche para "ajudar crianças e famílias a entender melhor a hemofilia".
Um dos mitos abordados nesta campanha prende-se precisamente com a prática desportiva. "Com o tratamento adequado, as pessoas com hemofilia podem efetivamente desfrutar de vários desportos, desde que não sejam desportos violentos de contacto", esclarece a Roche.
Esta campanha da Roche tem o apoio da Associação Portuguesa de Hemofilia.