Garnier lança ação de recolha de plásticos

16/09/2022

"Green Beauty: as rotinas de beleza que fazem a diferença com a ajuda de todos''

A marca de beleza nº1 do Grupo L'Oréal dedica o mês de setembro à recolha de plásticos com o objetivo de ajudar a Mãe Natureza. Juntamente com a associação sem fins lucrativos Ocean Conservancy, chega uma nova edição do desafio global que vai eleger o país que recolhe a maior quantidade de resíduos. A equipa da Garnier Portugal apela assim à união para preservar o Planeta!

Garnier acredita que é possível ter um impacto positivo nos outros e no Planeta. Desta forma, lidera o caminho para uma beleza sustentável, acessível a todos, através do conceito Green Beauty. Este caminho começou em 2020, quando Garnier reviu a sua cadeia de valor a favor do Planeta: fórmulas green, embalagens recicladas e recicláveis, mais aposta em energias renováveis, aprovação da marca pela Cruelty Free International, ao abrigo do programa Leaping Bunny, e fornecimento mais responsável. Ainda que falte um longo caminho por percorrer, o Relatório dos Progressos em Sustentabilidade 2021 oferece já uma profunda e transparente revisão auditada dos compromissos assumidos até agora. 

•Fornecimento responsável
Em 2021, 1.214 comunidades em todo o mundo foram ajudadas, integrando o programa Solidarity Sourcing focado nos ingredientes. Em 2025, o objetivo é chegar a um total de 1.500 comunidades empoderadas por este programa. 

•Ciência e fórmulas mais Green
Em 2021, cerca de 99% dos novos produtos ou produtos renovados viram o seu perfil ambiental ou social melhorado. A acrescentar, 90% dos ingredientes de origem natural foram obtidos de forma sustentável e em 2023, serão 100%. Por fim, nas fórmulas capilares em concreto já se conseguiu alcançar um nível de biodegradabilidade de 88%.

•Embalagens recicladas e recicláveis
Em 2021, foram poupadas 12.000 toneladas de plástico virgem, graças ao uso da opção reciclada que representou 31% do consumo anual de plástico de Garnier. Nesse mesmo ano, 70% do plástico PET foi feito a partir de materiais reciclados e sem rótulos metalizados que dificultassem a reciclagem.

•Energias renováveis
O ano passado reduziu 54% do consumo de água das plantas industriais em relação ao ano de 2005, sendo que 62% delas eram neutras em carbono e zero resíduos para aterros.

•Aprovação pela Cruelty Free International
Desde março de 2021, Garnier possui oficialmente o selo de aprovação do Programa Leaping Bunny da Cruelty Free International, a organização líder que tem feito um longo trabalho para acabar com os testes em animais e pelo modelo de excelência de mau trato animal. 

Spotless Septemberde Garnier

No próximo dia 19 de setembro, celebra-se o Dia Mundial da Limpeza das Praias, mas Garnier acredita que esta ação tão necessária não se deve esgotar num único dia. Garnier acredita que a contaminação consequente do plástico é um problema que só pode ser contornado com o sucesso através da sensibilização e união de todos. Por isso, a marca implementa a iniciativa "Spotless September", a nível europeu, conseguida através da aliança com a Ocean Conservancy e a aplicação Clean Well, na qual todos os países competem com o objetivo de recolherem a maior quantidade de resíduos possível. 

- Descarregar a aplicação Clean Well e efetuar o registo.
- Recolher os resíduos da zona.
- Reciclar nos contentores e papelarias adequadas.
- Registrar os resultados na aplicação, dentro da equipa GARNIER PORTUGAL.
- Celebrar e partilhar mencionando a página @garnier_pt, incluindo os hashtags #GoGreenComGarnier e #GreenBeauty

A união faz a força para um #SpotlessSeptember