Novo serviço ajuda crianças a aprender a programar… em casa

Programação está a tornar-se uma disciplina tão importante como Português ou Matemática junto dos mais novos e isso mesmo é comprovado pelo número de escolas dedicadas a este tema. A Ubbu é um dos projetos neste ecossistema e tem um novo serviço na manga: programação para crianças através de jogos e brincadeiras em família, a partir de casa.
O nome talvez não seja estranho a professores, uma vez que a Ubbu está presente em centenas de escolas, a nível mundial, mas agora a aposta vai para a formação em casa.
Dirigida não só aos professores, lança este ano um plano para que a aventura da programação continue fora da escola.
Este novo lançamento consiste numa versão direcionada para os pais, com alguns conteúdos grátis e outros disponíveis após subscrição ou adesão a aulas online. São jogos, cursos e desafios que as crianças podem realizar com total autonomia sozinhos em casa, ou se preferirem, com o acompanhamento dos pais.
Na prática, são jogos, cursos e desafios que podem ser realizados sem ajuda dos pais ou, se preferirem, com acompanhamento. Até porque, segundo a Ubbu, esta poderá ser uma forma de criar tempo de qualidade entre pais e filhos.
«Na Ubbu, as crianças são incentivadas a criar o seu próprio universo, narrativas e jogos. Apresenta um mundo virtual com a sua própria geografia e personagens - Ruby, Jaython, Max, Perline e Pascal. Neste lugar, que se passa daqui a 15 anos, onde convivemos com robôs que nos ajudam no dia-a-dia, aprendemos enquanto brincamos», explica João Magalhães, responsável da Ubbu.
Os pais e encarregados de educação podem obter resumos semanais sobre o progresso dos mais novos e, assim, acompanhar de perto o seu crescimento dentro da plataforma.