Jogo virtual de alimentação saudável ‘Heróis da Fruta’ chega a Lisboa

14/10/2022

A app Heróis da Fruta, um jogo gratuito para smartphones da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) que desafia os mais novos a ter hábitos alimentares mais saudáveis, vai chegar à cidade de Lisboa amanhã para assinalar do Dia Mundial da Alimentação.

A aplicação de realidade aumentada inspirada no projeto educativo 'Heróis da Fruta' que já está implementada em mais de 100 municípios portugueses vai passar a estar disponível na capital do país, onde as crianças terão agora a oportunidade de participar numa "caça ao tesouro" interativa que convida as famílias a sair de casa para procurar no mapa da app os baús mais próximos presentes nos cartazes afixados em diversos locais da cidade. Cada baú contém saquetas escondidas com cartas, que podem ser "caçadas" com a app Heróis da Fruta através da tecnologia de realidade aumentada apontando a câmara do smartphone. Para além das centenas de cartas para colecionar com curiosidades sobre alimentação saudável, a app Heróis da Fruta traz ainda missões para completar que valem pontos e prémios para quem chegar aos primeiros lugares do ranking de pontuação.

Numa primeira fase, a "caça ao tesouro" dos Heróis da Fruta estará disponível na freguesia de Alvalade, estando previsto o alargamento da iniciativa para as restantes freguesias da cidade nas próximas semanas.

Mas as novidades não ficam por aqui: também este sábado, a APCOI atualiza o seu jogo com a coleção "Há Vida No Pomar" que chega com 60 novas cartas sobre a biodiversidade de fauna e flora que pode ser avistada nos pomares certificados de Maçã de Alcobaça IGP devido ao seu modo de produção sustentável e ambientalmente responsável.

Para Mário Silva, Presidente da APCOI, "ter a nossa app disponível em Lisboa representa uma meta muito importante para nós, não só pela representatividade demográfica que a cidade tem no contexto nacional - permitindo-nos chegar a uma população bastante significativa - como também pela importância que os grandes centros urbanos como Lisboa podem ter na promoção de comportamentos mais saudáveis junto da comunidade, e que, naturalmente, acabam por ganhar escala para outros pontos do território nacional".

Além de Lisboa, a app Heróis da Fruta está já disponível em diversas localidades de Norte a Sul e ilhas. Para as crianças que queiram sair do sofá e procurar estes tesouros, há um mapa com a localização dos diferentes baús disponível dentro da app e também há baús à solta nas redes sociais dos Heróis da Fruta todas as semanas.

Esta iniciativa da APCOI pioneira a nível mundial, financiada pela Novo Nordisk Portugal usa tecnologia 100% nacional desenvolvida pelos estúdios ONTOP e conta com a parceria da Associação Europeia para o Estudo da Obesidade (EASO) e da Coligação Europeia de Associações de Pacientes com Obesidade (ECPO).

Atualmente a aplicação encontra-se disponível nas lojas virtuais dos dispositivos móveis iOS (Apple Store) e Android (Google Play).