Galp inaugura loja inteligente em Lisboa: é só entrar e sair

25/05/2022

A primeira smart store num posto de abastecimento na Europa. É assim que a Galp descreve a sua mais recente loja de conveniência em Lisboa, mais concretamente na área de serviço na Avenida Gago Coutinho.

Segundo a marca, trata-se de um projeto-piloto desenvolvido em parceria com a portuguesa Sensei, que permite aos clientes entrar e sair da loja sem passar por caixas ou qualquer tipo de estação de pagamento. Aberta ao público 24 horas por dia, sete dias por semana, já a partir de junho, a smart store conta com um sistema inteligente de câmaras, sensores e algoritmos de inteligência artificial que recolhe informação sobre aquilo que os clientes retiram das prateleiras.

Os clientes apenas têm de descarregar a app ou digitalizar o QR code à entrada da loja, retirar os produtos das prateleiras, concluindo automaticamente a sua compra. A tecnologia permitirá que o pagamento seja feito de forma automática, estando associado a um cartão de crédito.

A nova loja tem 20 metros quadrados e um portefólio de produtos de conveniência para consumo imediato como, por exemplo, snacks saudáveis, barras energéticas, doçaria e bebidas, entre outros artigos. Mais tarde, o objetivo é adicionar também produtos refrigerados, incluindo refeições saudáveis, gelados e bebidas frias.