DS Intermediários de Crédito lança projeto de literacia financeira nas escolas

08/09/2022

Inserida na estratégia do compromisso por um mundo melhor da DS Intermediários de Crédito, a marca que é especialista na prestação de serviços de consultoria e intermediação de crédito, lança agora um projeto nas escolas portuguesas sobre Literacia Financeira com o mote "de pequenino com tostãozinho, é que se poupa no cofrinho". O projeto irá iniciar-se já este ano letivo, numa primeira fase, exclusivamente no 1º ciclo, onde estarão contempladas ações de Literacia Financeira e campanhas de sensibilização. O programa está no seu início e numa fase de assinatura de protocolos entre as entidades, tendo de momento, escolas aderentes em todos os distritos do país.

Com o objetivo de demonstrar a sua missão em ajudar as famílias portuguesas a terem vidas financeiras mais sustentáveis, a DS Intermediários de Crédito lança este projeto nas escolas portuguesas por acreditar que não basta ajudar na negociação e contratação de produtos financeiros, é essencial que cada família consiga gerir as suas finanças com consciência através de um controlo do seu orçamento. Todas as ações deste programa pretendem abordar temas como o dinheiro e a sua boa gestão, as compras, a poupança, a inteligência financeira e incluem múltiplas ações, entre as quais workshops nas escolas com dinâmicas práticas, concursos, a criação de jogos didáticos, a promoção de livros infantis sobre o assunto e a disponibilização de E-books para os pais. A ideia é educar as crianças numa área que normalmente é muito pouco abordada, quer em contexto educativo, quer em contexto familiar, de uma forma leve e lúdica, e que fará a diferença no futuro.

"Com o nosso know-how de 5 anos no mercado, identificámos que uma grande parte das famílias tem dificuldade em gerir as suas finanças. Por outro lado, embora existam escolas que já têm planos curriculares de educação financeira, sentimos que é importante disponibilizar mais ferramentas e outras abordagens à comunidade escolar, num ambiente mais descontraído, mas igualmente motivador, indo, deste modo, ao encontro das necessidades de cada criança. Outro fator que nos fez desenvolver este projeto foi sabermos que os mais novos influenciam muito o processo de compra dos agregados e, desta forma, faz todo o sentido promover a literacia financeira junto dos mesmos. Por isso, chegamos agora às escolas com o objetivo de que as crianças consciencializem em casa para a importância de poupar e, de alguma forma, influenciem os pais em algumas decisões. Em paralelo, estamos a informar e a instruir estas crianças que vão tornar-se adultos e, como tal, terão de ser capazes de fazer escolhas financeiras com ponderação, por isso nada melhor do que começar desde pequeninos." refere Marta Almeida, Diretora Coordenadora Nacional da DS Intermediários de Crédito.

De momento, o projeto está em curso, onde várias lojas da marca, distribuídas em todo o país, estão a apresentar o projeto ao detalhe às escolas, convidando-as a aderir. Nestes contactos, a abordagem é a de proximidade, estando os responsáveis das lojas da localidade da escola a dirigir o processo de adesão. Qualquer instituição de ensino, do primeiro ciclo, que tenha interesse em promover ações deste cariz poderá contactar a DS Intermediários de Crédito, e mostrar interesse em aderir ao projeto enviando email para: literacia_escolas@dsicredito.pt

A DS Intermediários de Crédito é, atualmente, uma marca de referência no setor de intermediação de crédito que presta um aconselhamento muito próximo às famílias portuguesas, e com esta iniciativa vai proporcionar-lhes novas ferramentas para decisões financeiras ainda mais conscientes.