ANP|WWF e Calzedonia limpam praias portuguesas

04/05/2022

Em maio, a ANP|WWF e a Calzedonia unem esforços para retirar lixo marinho, através de três ações de limpeza de praias, contribuindo para preservar a fauna marinha e a beleza da costa portuguesa. As três ações acontecem em Lisboa, Portimão e Porto, em parceria com a Route Portugal. 

A Calzedonia junta-se à ANP|WWF com o objetivo de sensibilizar o público para a importância de preservar as praias e o oceano, ao mesmo tempo que apoia um projeto de conservação dos oceanos e pescas da organização não governamental. A colaboração entre as duas entidades concretiza-se na realização de três limpezas de praias em três cidades distintas: Lisboa, Portimão e Porto.

A primeira limpeza de praias acontece em Lisboa, na Praia de Oeiras, no dia 15 de maio. No fim de semana seguinte, no dia 22 de maio, acontece em Portimão, na Praia da Rocha. Por último, no dia 29 de maio no Porto, na Praia de Matosinhos. A iniciativa decorre das 10h00 às 13h00 e inicia-se com uma atividade de bem-estar, seguida de uma recolha do lixo e posterior triagem dos resíduos para dar a conhecer a sua presença na natureza.

Segundo Ângela Morgado, Diretora Executiva da ANP|WWF, a "80% dos plásticos que encontramos no mar e nas praias teve origem em terra. Para travar a fuga de plásticos para os oceanos, não basta reciclar o plástico que usamos: temos de reduzir drasticamente a nossa dependência deste material, e reutilizar o que já existe. Só assim poderemos garantir que limpezas como as que estamos agora a fazer para sensibilizar para esta problemática não serão necessárias no futuro". Para Ângela, é crucial que empresas como a Calzedonia se mostrem empenhadas em defender a nossa natureza, e que não só apoiem a sua conservação, mas também falem sobre o problema da poluição por plásticos para sensibilizar para a sua resolução.

As inscrições para a atividade de limpeza de praias em Lisboa, Portimão e Porto já se encontram abertas.