Coimbra celebra Dia Nacional do Bombeiro Profissional com exposição e workshops gratuitos

09/09/2022

O CoimbraShopping e a Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra apresentam uma exposição sobre meios e métodos de emergência e promovem workshops de Suporte Básico de Vida, a partir de 9 de setembro.

Para celebrar o Dia Nacional do Bombeiro Profissional, um dia que homenageia e destaca o trabalho das corporações de bombeiros na proteção das populações, o CoimbraShopping recebe a "Exposição Bombeiros Sapadores de Coimbra". A mostra está patente no centro de 9 a 15 de setembro.

A exposição, focada em dois cenários de emergência, exibe meios, ferramentas e uniformes utilizados pela Companhia. É também possível ver veículos de 1920 que serviram no combate a incêndios. Durante os dias 10 e 11, sábado e domingo, é possível assistir à apresentação de uma viatura de intervenção em sinistros que envolvam substâncias perigosas. A apresentação será feita por elementos da Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra, às 10h e às 18h.

No fim-de-semana de 10 e 11 de setembro os visitantes do CoimbraShopping são convidados a participar nos workshops de Suporte Básico de Vida onde vão conhecer e pôr em prática os procedimentos a adotar em caso de emergência - compressões torácicas, insuflações e simulação da posição lateral de segurança. Os workshops, gratuitos, serão apresentados no Piso 1, às 11h, 15h e 19h em ambos os dias, sem necessidade de inscrição (sujeitos à capacidade existente).

A Companhia dos Bombeiros Sapadores de Coimbra é um serviço de utilidade pública da Câmara Municipal de Coimbra. Atualmente o grupo é composto por um efetivo de 108 bombeiros distribuídos em 4 núcleos e 5 pelotões. Em 2021 a Companhia dos Bombeiros Sapadores de Coimbra apresentou um total de 7.727 saídas, mobilizando 18.877 bombeiros e percorreram um total de 128 115km. O grupo celebra 241 anos de missão cumprida colocando a sua vida em risco para manter a segurança dos cidadãos de Coimbra.

"É para o CoimbraShopping um enorme prazer servir de palco para dar à comunidade local uma exposição tão relevante e que enaltece a missão dos nossos Bombeiros. Ano após ano, estes profissionais colocam as suas vidas em risco para manter a segurança de todos e esta é também uma forma de agradecimento. Esta exposição reforça ainda a vontade do Centro em proporcionar uma experiência de visita que vai além da compra", refere Ana Rita Batanete, diretora do CoimbraShopping

A exposição é inaugurada no dia 9 de setembro, às 11h, com a presença do Vereador da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Lopes, e a diretora do CoimbraShopping, Ana Rita Batanete.

Esta ação, que envolve a comunidade local do CoimbraShopping, faz parte da iniciativa "Cultura no Centro", o projeto dos centros geridos pela Sonae Sierra que tem como objetivo apoiar artistas e entidades nacionais e regionais de âmbito cultural.

  • Data: 9 a 15 de setembro
  • Local: CoimbraShopping
  • Entrada: Livre