BLÅVINGAD: nova coleção da IKEA é para as crianças que se preocupam com o oceano

04/10/2022

BLÅVINGAD é o nome da nova coleção limitada da IKEA que chega às lojas da marcas sueca com o objetivo de alertar os mais novos para a importância da preservação do oceano, que também é a nossa casa.

Composta por peluches dos animais marinhos preferidos das crianças, têxteis aquáticos, submarinos ou jogos de pesca e iluminação de sonho, esta coleção foi criada para despertar brincadeiras entre toda a família e a curiosidade sobre o oceano, em várias idades, de crianças até aos pré-adolescentes (3-7 anos e mais de 8 anos).

O mote para esta coleção foi dado pelo Kids' Advisory Panel 2022, que revelou a grande preocupação das crianças em relação à poluição do oceano e com a segurança dos animais marinhos. Este estudo revela que as crianças e jovens com idades entre os 4 e os 14 anos preocupam-se que as suas criaturas marinhas favoritas, como os golfinhos e as baleias, estejam a ficar doentes por comerem plástico, podendo levar à sua extinção prematura.

«Não podemos ficar alheios às preocupações das crianças, que estão atentas à ameaça sobre os oceanos e sobre os que nele vivem. Esta coleção, à semelhança do que já vimos a fazer há algum tempo, é sustentável e contém poliéster reciclado, feito a partir de plástico recolhido junto da linha de costa e que de outra forma iria poluir os oceanos. Ao mesmo tempo, promovemos a brincadeira entre os mais novos e as suas famílias, de forma didática e divertida», refere, em comunicado, Ana Barbosa, responsável de sustentabilidade da IKEA Portugal.