Há uma alternativa para tirar o sal do prato (mantendo a comida bem saborosa)

28/09/2022

Tirar o sal do prato não significa comer alimentos insonsos. Há uma alternativa para temperar massas, peixe, carne e saladas que, além de preservar o sabor, é mais saudável do que o sal marinho.

Tudo graças à salicórnia desidratada da qampo, um produto do universo grupo Nabeiro, que pode ser usado na cozinha para temperar saladas, mas também massas, peixes e carnes.

A salicórnia é uma planta halófita, ou seja, que precisa de locais com um alto teor de sódio para se desenvolver. O seu sabor, naturalmente salgado, decorre da absorção direta do sal do mar ou do solo onde a planta cresce. 

Em comparação com o sal marinho, o mais comum de ser usado na culinária para tempero, o teor de sódio presente na salicórnia desidratada da qampo é 75% mais baixo. Veja esta comparação: 100 gramas de sal marinho contém cerca de 40 gramas de sódio enquanto que 100 gramas de salicórnia tem apenas 9,2 gramas de sódio.

Além disso, a salicórnia é rica não só em vitaminas A, C, D, mas também em sais minerais, destacando-se ainda através das suas propriedades antioxidantes, diuréticas e antidiabéticas.

Reduzir o sal, dando sabor a saladas, massas, peixes e carnes

Além de a salicórnia contar com compostos benéficos para a saúde humana - como os polifenóis, por exemplo - da substituição do sal por salicórnia desidratada conseguimos um aporte muito significativo de muitos outros elementos que podem prevenir a hipertensão, entre outras doenças.

Não é por acaso que a Sociedade Portuguesa de Hipertensão recomenda que seja privilegiada sobre o sal. A explicação é simples: à medida que consumimos mais sal do que aquele que deveríamos, vão sendo divulgados novos estudos que estabelecem uma relação direta entre a redução do consumo de sal e a diminuição do aparecimento de doenças cardiovasculares e, por isso, maior longevidade.

E embora já haja no mercado opções substitutas do sal para hipertensos, a verdade é que essas tendem, por norma, a ser constituídas à base de cloreto de sódio e potássio. Problema? O facto de haver quem, por sofrer de disfunção renal, não possa consumir suplementos à base de potássio.

A pensar nisso, a qampo tem uma gama completa de salicórnia desidratada que permite cozinhar vários tipos de alimentos - desde carne a peixe - e garantir que são sempre saborosos. Tudo isto, claro, sem recorrer ao sal marinho.

A gama da qampo está dividida em quatro versões,

  • Salicórnia 100%. Pensada especialmente para ser usada em saladas e que, como o nome indica, contém 100% de salicórnia;
  • Mix Salicórnia Massas. Além de salicórnia (33%), conta ainda com tomate seco (29%), alho (27%), orégãos (6%) e manjericão (4%);
  • Mix Salicórnia Peixe. Além de salicórnia (28%), tem também alho (22%), alho (22%), cebola (20%), pimenta preta (20%), cebolinho (6%) e tomilho (4%);
  • Mix Salicórnia Carne. Além de salicórnia (28%), conta ainda com cebola (23%), alho (23%), paprika (18%) e salsa (8%).

O método de utilização da salicórnia não difere muito do do sal, exceto nas massas. Nos pratos de massa que fizer aí em casa para a família ou amigos, a salicórnia deve ser usada no final e não no início. Nos restantes alimentos, a regra é sempre a mesma.

Quer se trate de um bife de carne, tofu, seitan ou peixe, deve espalhar a salicórnia desidratada da qampo de forma uniforme e dos dois lados até ambas as superfícies estarem preenchidas. Além disso, a salicórnia pode ainda ser utilizada em pratos que sejam feitos em panelas - como marinadas, caldeiradas ou guisados.

A quantidade certa é aproximadamente uma colher de chá por pessoa quando usar Salicórnia 100% (para saladas, portanto), ou aproximadamente uma colher de sopa por pessoa se usar os Mix Salicórnia Massas, Carne ou Peixe.

A gama completa da salicórnia qampo está à venda nos grandes supermercados e hipermercados como o Pingo Doce, Continente, Auchan, Continente e El Corte Inglés, Intermarché e Celeiro.

Pode conhecer mais sobre a gama qampo de salicórnia desidratada no site oficial da marca.