A Royal Donuts chegou a Portugal com 150 combinações diferentes
Depois de quase 300 lojas por todo o mundo, a Royal Donuts abriu em Portugal. Há filas intermináveis para provar as criações da marca que se orgulha de fugir aos donuts banais.
Donuts nunca são demais e, por isso mesmo, acabou de abrir em Lisboa um novo espaço com as adoradas delícias redondas. Depois de estar em soft-opening desde o início de setembro, a primeira loja da Royal Donuts em Portugal abriu no dia 16 de setembro.
A marca foi criada em 2018 por Enes Seker, um empresário de raízes turcas nascido na Alemanha que, enquanto fã de donuts, procurava algo diferente, além do básico sem grandes recheios.
O que começou com esta premissa resultou na abertura de quase 300 lojas por todo o mundo. A Rua Alexandre Herculano, 7B, em Lisboa, foi o local escolhido para inaugurar o primeiro espaço em Portugal, por iniciativa da brasileira Laudenice Ziltener e do marido, Werner Wetzstein, também sócio do projeto.
O público que mais consome o produto tem entre 15 e 25 anos e são, na maioria, meninas.
Este novo espaço tem um "design exclusivo" e aquilo que distingue estes donuts de todos os outros que já existem no nosso País é que a massa dos Royal Donuts não é frita, e sim assada. A ementa tem uma grande versatilidade: são mais de 150 as combinações possíveis de donuts. Embora as opções não estejam constantemente todas expostas, vão ficando disponíveis, a cada dia, para o cliente poder provar.
Todos os donuts são produzidos de forma artesanal. Considerados gourmet, vão desde os mais básicos aos mais elaborados. Os clássicos sem recheio, com o típico buraco no meio, custam 2,20€ e têm sabores como canela, açúcar polvilhado e chocolate branco. Os clássicos com recheio têm o valor de 2,50€ e sabores como maçã, chocolate, baunilha e framboesa.
Os produtos sem glúten ainda estão em fase de desenvolvimento, bem como donuts que envolvam pastel de nata e doce de leite, por exemplo. Mas já existem várias opções veganas, seja com ou sem recheio, cujos preços vão dos 2,40€ aos 4,90€. Também disponibilizam este doce no formato de bola de Berlim, "pensado para ser uma explosão de sabores na boca".
Estas pequenas bombas de gulodice contêm, por dentro, cremes como caramelo, pistácio ou morango e toppings como M&M, Oreo e Kinder. Custam entre 4€ a 5,50€, mas há toda uma gama com a Nutella como protagonista (as royal bombs) cujos donuts pode adquirir por 3,50€.
Ainda sobre toppings, alguns destes bolos são forrados a sprinkles (2,40€) e outros, os macaronuts, têm macarons no topo. Estes últimos têm o valor de 4€ e são feitos à base de amêndoa. Além dos donuts tradicionais, trabalham com outros tipos de massa, os crossnuts, "um sucesso absoluto" feito com a massa folhada dos croissants. Custam 4,90€, sendo que existem cinco opções veganas e cinco não veganas, recheadas com delícias como pasta de amendoim, compota de maçã e chantilly.
É possível assumirmos o papel de "donut creator", portanto, criar o nosso próprio donut, personalizando-o tal como queremos. Também dá para comer um hambúrguer (o royal burger), que, na verdade, é um donut, embora não pareça. Custa 6,50€ e leva pudim de baunilha, brownie, morango, pistácio e caramelo.
Apesar de se especializarem neste doce, a oferta é ampla. Além de tortas de donuts, existem também os moons, "pequenas bolinhas de donuts com topping e com frutas". São oito, vêm numa caixa e custam entre 5,90€ a 6,50€, dependendo das coberturas (como gelado de baunilha, banana e morangos).
Para acompanhar estas guloseimas, podem ser pedidas as típicas bebidas de cafeteria, refrigerantes e sumos (tudo entre 1€ e 3€), ou bebidas especiais como smoothies (com frutas como manga, cereja e framboesas, cada um a 4,50€), shakes (cada um a 4,90€, com sabores como morango, pipoca, Oreo e Nutella) e ainda as bebidas "drink your donuts", feitas à base de donuts, por 5,90€.
A massa dos donuts é fabricada no local e recebida diariamente. "Os donuts são preparados frescos, na hora", assegurou-nos a responsável. Todos os produtos que não são consumidos no próprio dia são descartados durante a noite com a ajuda da Too Good To Go, para evitar o desperdício.
Além de os recolher em loja, também pode encomendá-los através da UberEats, da Glovo e da BoltFood. Em breve, será também possível utilizar a aplicação PickAll para pedir as delícias da Royal Donuts Portugal. O futuro do projeto inclui ainda um automóvel próprio e personalizado que irá percorrer as ruas lisboetas.