Noite de Halloween no Museu de Santa Maria de Lamas

31-10-2019

No dia 31 de outubro, use a imaginação, traje a rigor e celebre a noite de Halloween no Museu de Lamas! Uma noite singular, de magia e encanto própria para "miúdos e graúdos", para vivenciar com a família e amigos!

O Museu assume novas roupagens visuais, sonoras e interativas. Enche-se de cores, texturas e fantasia, de uma criatividade sem par, de novo sob a curadoria da Companhia Persona!

Bruxinhas, Magos, Morcegos, Mochos e Corujas sabedoras; Fantasmas, Múmias, Zombies; Abóboras vaidosas, Gatos de negro encantado e outras figuras ligadas ao imaginário do Halloween "invadem" o Museu, espalhando-se pelos seus mais diversos espaços e pormenores. Esperando por si, e também pela sua bela e aterradora fantasia, numa noite repleta de diversão e encantamento.

O "Caldeirão dos Feitiços" já fervilha e dele, muitas doçuras e travessuras vão saltar! Partida ou doce!? A tradição do calcorrear das casas e ruas nesta noite encantada e tenebrosa em busca de um doce ou da prática de uma travessura divertidamente apavorante estende-se ao espaço do Museu. Tente a sua sorte, desafie o "Caldeirão dos Feitiços".

Escolha a mais horripilante e assustadora pintura facial e encarne o seu personagem para nesta viagem mágica entrar. Com a ajuda sobrenatural e mágica de Bruxas de serviço, participe nas diferentes oficinas de expressão plástica que propomos e leve para casa memórias desta noite de "susto":

"Aterradoras e formosas, as Abóboras vaidosas!"- Nesta noite de encantamento e mistério, para o Halloween festejar, uma abóbora magicamente sorridente, formosa e vaidosa não pode faltar! Para a construíres vais cortar, colar e pintar para o Museu e a tua casa embelezar!

"Bruxinhas de encantar"- Numa oficina de expressão plástica encantada, uma bruxinha decorada poderás criar.

"Sorte ou azar, um Gato preto vamos criar..."- Para muitos imagem de sorte, para outros de ostensivo azar, mas porque não um Gato preto criar? O seu mistério é conhecido, e sobre o negro do seu "pêlo" vamos colocar o seu olhar místico e enigmático para no Museu deambular...

"Mochos assombrosos e Corujas sabedoras"- ...Uuu! uhu! uuu! uhu! Por vezes conotadas como simbolismos de morte ou de aspetos maléficos, mas também à própria sabedoria, corujas e mochos assombrosos e engalanados, no Museu vão pairar...Mas, para tal suceder, corpo, asas, bico e olhos terá que juntar, e o Mocho e a Coruja, habilmente conseguirá criar, montar e adornar.

"Caleidoscópio do Mago" - Por entre Bruxinhas, Criaturas e Seres fantásticos, a criatividade desta noite de encanto terrorífico pede-lhe que se junte também ao formulário da "Alquimia mágica" e ferramentas místicas do Mago. Onde, no reflexo intrigante de um Caleidoscópio reluzente, a sua arte brilhará e o futuro aparecerá!

"Jogos, danças, sons, luzes, ritmos e músicas de estremecer", para a noite terminar!

Depois de no piso superior, nas pinturas e oficinas participar, juntamente com as criaturas mágicas coladas, pintadas e modeladas,para o piso inferior do Museu tem de voar. Aqui, tem de aceitar o convite e seguir o exemplo das Múmias, dos Zombies e das criaturas fantásticas e museológicas para, numa primeira parte, nos jogos divertidos participar. E porque a magia, as surpresas e o mistério desta noite não podem cessar, uma performance singular iremos apresentar. Baseada no ambiente desta data, os gestos e a dança de Isabel Vieira iremos apreciar.

Depois disso e sem parar, o esqueleto vamos abanar, numa "Discoteca sem par"! Aqui, com uma assombrosa e ampla pista de dança, a Sala da Cortiça, ao som do DJ "Evaristo tens cá disco" vamos todos dançar e a noite de Halloween no Museu terminar!