Meet Vincent van Gogh

28-02-2020

Pela primeira vez em Portugal, a experiência oficial do Museu Van Gogh abre as portas à história do homem por trás do artista e da sua obra no dia 28 de Fevereiro, no Terreiro das Missas, em Belém. A Experiência conta já com inúmeras famílias e visitantes que fizeram questão de reservar o seu bilhete, além das mais de 6.000 crianças de cerca de 100 escolas de Norte a Sul de Portugal já confirmadas para os primeiros dias.

Resultado de uma parceria entre o Museu Van Gogh e a UAU, com o patrocínio da Associação Mutualista Montepio, Lisboa recebe uma viagem única, imersiva e multissensorial através da história de um dos mais famosos pintores de todos os tempos, Vincent van Gogh. Depois de conquistar mais de dois milhões de pessoas noutros países, Meet Vincent van Gogh dá a conhecer a obra e a vida do artista às famílias portuguesas e todos os visitantes da capital.

Esta experiência conta com o importante patrocínio principal da Associação Mutualista Montepio e, nas palavras de Rita Pinho Branco, diretora de comunicação e marketing, "constitui uma oportunidade da maior relevância para o cumprimento do objetivo que traçámos de aproximação das pessoas à arte. Enquanto maior associação mutualista do país, assumimo-nos fortemente empenhados no apoio à cultura, na divulgação das diferentes expressões artísticas e na geração de respostas sempre orientadas aos interesses das pessoas. Por isso mesmo, no ano em celebramos 180 anos de existência, entendemos estarem reunidas condições ideais para a concretização de uma experiência cultural tecnologicamente inovadora e que, estamos seguros, garantirá um espetáculo visual e sonoro singular e do maior interesse na descoberta da vida e obra de uma das figuras mais relevantes da história da arte ocidental".

Mais que uma exposição premiada, é uma viagem pela vida de Van Gogh, pelos seus sentimentos, angústias, amores, pensamentos, em que interagir e tocar é uma obrigação. Please, do Touch!

EXPERIMENTAR, DESCOBRIR E FAZER!

Ao longo do percurso são recriados os principais locais da vida do pintor, como o café Le Tambourin, em Paris, o hospital de Saint-Rémy onde esteve internado, a Casa Amarela em Arles ou o seu famoso quarto, que através de diversas projecções, filmes e fotografias permitem o aprofundamento do conhecimento da vida de Van Gogh. Existem, neste sentido, diversos pontos interactivos que desafiam o visitante a testar as suas capacidades artísticas aplicando as técnicas desenvolvidas pelo pintor.

Tecnologicamente inovadora, a experiência Meet Vincent van Gogh tem também diversas estações multimédia onde é possível recriar o estilo das pinceladas de Van Gogh, "restaurar" os seus quadros, estudar a ciência por trás das obras de arte, tornando-se quase um curador de museu, ou descobrir a influência que a obra deste artista tem ainda na actualidade.

Para toda a família, esta experiência disponibiliza a cada visitante áudio-guias gratuitos, em versão infantil e adulta, através dos quais o artista, seus amigos e família revelam excertos da sua vida, retirados da vasta correspondência que o pintor manteve ao longo da vida com os que lhe eram queridos.

POR FAVOR, TOQUE!

Em Meet Vincent van Gogh fazemos parte da vida e dos trabalhos mais famosos do pintor. Não há limites! Puxe uma cadeira e sente-se à mesa com os Comedores de Batata ou suba ao monte de feno, em Arles. Numa recriação em tamanho real, tire uma selfie no quarto de Van Gogh, ouça as histórias por trás das obras e toque na tinta da sua paleta.

Ao longo do trajecto, projecções de tirar o fôlego e um áudio-guia gratuito fornecem informações detalhadas sobre Van Gogh.

SEIS GALERIAS INSPIRADAS NA VIDA DE VINCENT VAN GOGH

INTRODUÇÃO 

Através de vídeo e materiais visuais, os visitantes são apresentados à família de Vincent e ao Museu Van Gogh. 

CAMPO DE TRIGO 

O barulho de um tiro ecoa sobre o campo de trigo do Norte de França onde Vincent disparou sobre si próprio. Uma projecção imersiva transporta os visitantes através de flashbacks dos seus primeiros anos de vida. 

ARTISTAS EMERGENTES 

Desde a Holanda rural às ruas de Paris, os visitantes poderão sentar-se à mesa do "The Potato Eaters", ou do Café Tambourin, em Montmartre, vivenciando o início da sua vida artística e as suas lutas na época.

ARLES 

Cores, sons e cheiros da paisagem de Provence rodeiam os visitantes para uma experiência interactiva e multissensorial, como se estivessem com Vincent em Arles. 

O QUARTO 

Os visitantes entram numa recriação em tamanho real do famoso quarto de Van Gogh e podem tirar fotografias sentados, por exemplo, na sua cama. 

A CASA AMARELA 

A fachada da Casa Amarela, o estúdio de Vincent na Place Lamartine, em Arles, surge, imponente, aos visitantes. No interior, ocorre uma cena dramática com um jogo de sombras e uma instalação artística. 

JOGO DE SOMBRAS 

Em jogo de sombras, Van Gogh dialoga com Gaugin. Na Casa Amarela, a acesa discussão decorre perante os visitantes, viajando por sentimentos como a esperança e a decepção. Esta é a discussão que marca a separação dos dois amigos. 

DOENÇA E CRIATIVIDADE 

Os visitantes percorrem os corredores do asilo, explorando a luta de Vincent pela sua recuperação. Através da projecção e do som são conduzidos para St. Remy e, depois, de volta aos campos de trigo, como se a história de Vincent completasse um ciclo. 

SUCESSO 

Meet Vincent van Gogh termina na "vida" do artista após a morte, demonstrando a enorme fonte de inspiração que ainda é e que se verifica em diferentes vertentes culturais um pouco por todo o mundo. Da moda à arte pop, pelo cinema e pelo teatro, Van Gogh é hoje um dos mais proeminentes artistas de sempre. 

TESTEMUNHOS DE VISITANTES DA EXPERIÊNCIA

"Extraordinário trabalho de aproximação da arte ao público", Coreia do Sul

"Recomendo vivamente. Passei uma tarde fantástica com a minha família, aprendendo sobre arte e sobre Van Gogh, e apreciando as suas pinturas em 3D. Uma experiência única.", Espanha

"Foi bastante recompensador utilizar os áudio-guias e ter as vozes dos actores dentro da minha cabeça, acompanhando passo-a-passo cada momento da visita.", Coreia do Sul

"Fabuloso! Para toda a família desfrutar desta experiência narrativa e interactiva, com a qual realmente ficamos a conhecer Van Gogh e a sua obra. Nota 10!", Espanha

DISSE A IMPRENSA

"Meet Vincent van Gogh é uma exposição interactiva, fascinante e surpreendente. Uma forma diferente de entrar na vida do artista.", La Razón, Espanha

"Meet Vincent van Gogh é muito mais que uma mera exposição espectacular.", El Nacional, Barcelona, Espanha

"A exposição revela-nos como era o mundo do artista e permite-nos ouvir e sentir a sua vida e obra.", Crónica Global, Barcelona, Espanha

"Satisfatória experiência para a alma e intelecto.", Digital Chosun Daily, Coreia do Sul

"O áudio-guia recriava as pessoas, as vozes falavam-me como se fossem velhas amigas, e senti que realmente conhecia estas pessoas. Uma experiência única e deveras agradável.", KBS News, Coreia do Sul

ASSINATURA DE PROTOCOLO 

O protocolo entre a Junta de Freguesia de Belém e a UAU Produtora foi assinado dia 20 de Janeiro, com o objectivo de oficializar o local onde irá decorrer esta experiência a partir de 28 de Fevereiro, entre o Presidente da Junta de Freguesia de Belém, Fernando Ribeiro Rosa, e o Director da UAU Produtora, Paulo Dias.

"Orgulho-me em receber e acolher a exposição Meet Vincent van Gogh, como forma de dignificar um dos maiores génios do movimento pós-impressionista na Holanda e na Europa, Vincent van Gogh", começa por referir Fernando Ribeiro Rosa, destacando Belém como "muito mais que a Costa Oeste de Lisboa. Tem uma centralidade que lhe é própria. Vamos receber esta exposição promovendo os valores da Cultura, da Educação e do Conhecimento. Por outro lado, virada para o Mar, Belém não é somente lugar de partida, tornou-se fulcral como lugar de acolhimento de todos aqueles que nos visitam".

Já Paulo Dias reforça a escolha do local da experiência, descrevendo Belém como "um dos pontos principais de atração turística e cultural do país e, por isso, com a localização perfeita. É aqui que se encontram todos os turistas quer nacionais quer estrangeiros. Acredito que este é o espaço ideal para o sucesso desta iniciativa. O mundo cruza-se aqui e foi daqui que partimos a descoberta do mundo. É aqui que o mundo vai redescobrir Vincent van Gogh."

UMA PRODUÇÃO UAU

A experiência Meet Vincent van Gogh em Lisboa é uma produção UAU, uma das mais importantes promotoras de espectáculos em Portugal. Com 30 anos de experiência e excelência reconhecida em produção de eventos e espectáculos, é responsável pela apresentação em Portugal de inúmeros espectáculos nacionais e internacionais.

A FUNDAÇÃO MUSEU VAN GOGH

O Museu Van Gogh é um museu de arte em Amesterdão, na Holanda, onde se encontra a maior colecção do mundo de pinturas e desenhos do artista. Dedicado às obras de Van Gogh e às suas obras contemporâneas, o museu tornou-se num dos mais populares da Holanda e da Europa. Grande parte do seu espólio veio originalmente da família do artista e agora está em exibição, com empréstimo permanente por parte da Fundação Vincent van Gogh.

A partir de 28 Fevereiro 2020

Belém | Terreiro das Missas

2ª a 5ª e Domingos das 10h às 19h

6ªs e Sábados das 10h às 20h

www.meetvincent.pt

www.facebook.com/meetvincentvangogh

www.uau.pt