Livro infantil ajuda a salvar crianças com cancro

07/09/2021

Setembro é o mês da sensibilização para o cancro infantil em todo o Mundo. Para assinalar a data, a Fundação Rui Osório de Castro (FROC) juntou-se à editora Livros Horizonte para o lançamento do livro infantil "Xi-Coração - À Procura de um Abraço", cujas vendas reverterão, em parte, para a fundação.

Escrito e ilustrado por Natalina Cóias, o livro, que é inspirado na mascote da Fundação Rui Osório de Castro, está à venda a partir de hoje nas livrarias, sendo que, por cada livro vendido, 1€ reverterá para os projetos de informação e de apoio à investigação a que fundação se dedica. «A nossa missão é melhorar a vida de quem lida com esta doença. Queremos continuar a estar ao lado das crianças e dos seus familiares, disponibilizando informação com o máximo de rigor e credibilidade e apoiando a investigação nesta área em Portugal», afirma em nota de imprensa Cristina Potier, diretora-geral da FROC.

Além do lançamento do livro, a FROC tem planeadas outras iniciativas de sensibilização para o cancro infantil durante este mês. Sob o mote "Um dia...", serão partilhados através das redes sociais da fundação diversos testemunhos e desejos de quem está envolvido no seu dia-a-dia com a oncologia pediátrica - as crianças, as famílias, sobreviventes, profissionais de saúde, voluntários, outras organizações sociais, doadores, entre outros.

Até 15 de Novembro, estarão também abertas as candidaturas para a 6.ª edição do Prémio Rui Osório de Castro/Millennium bcp, no valor de 15 mil euros. Este prémio tem como objetivo «continuar a contribuir para o desenvolvimento de iniciativas inovadoras em oncologia pediátrica» e está aberto a qualquer pessoa, grupo de trabalho ou instituição sem fins lucrativos que queira apresentar estudos científicos, projetos de investigação, formação específica ou trabalhos com impacto psicossocial.

De acordo com a FROC, todos os anos surgem cerca de 400 novos casos de cancro infantil em Portugal, sendo esta a primeira causa de morte não acidental em crianças e adolescentes.

SINOPSE

O Xi-Coração é a mascote da Fundação Rui Osório de Castro. Um boneco com um coração enorme e uns braços ainda maiores. O que ele mais gosta de fazer é abraçar as crianças e até os adultos adoram os seus mimos. Os seus braços nunca vão parar de crescer. E o seu maior sonho é poder abraçar o mundo.
O Xi-Coração pretende transmitir: proteção, aconchego e carinho, e é distribuído gratuitamente às crianças diagnosticadas com cancro. E, agora, é publicado o livro sobre este herói que não deixa ninguém indiferente.

  • Título: Xi-Coração
  • Editora: Livros Horizonte
  • Dimensões: 226 x 225 x 7 mm
  • Encadernação: Capa dura
  • Páginas: 32
  • Classificação Temática: > Infantis e Juvenis > Livros Infantis de Ficção > Infantil (até 6 anos)
  • Preço: 12,90€