Lidl transforma videos de cães e gatos em alerta contra o abandono animal

21-10-2019

Campanha Lidl bate recordes e garante 284 mil refeições a animais abandonados

São os melhores resultados obtidos entre as campanhas Lidl de sensibilização contra o abandono animal: 284 mil refeições, correspondentes a quase 43 toneladas, em benefício de oito associações. Durante dois meses, a campanha "Abandono Não tem Graça" desafiou os fãs do Facebook a ajudarem - através da partilha de vídeos dos seus animais de estimação. Os clientes também contribuíram através de compras socialmente responsáveis em loja.

Com o maior resultado desde sempre, o "Abandono Não tem Graça" angariou 284mil refeições de ração Orlando e Coshida, correspondentes a 42.6 toneladas, mais que duplicando as 113 mil refeições (17 toneladas) doadas na última campanha de 2018 - Família Não se Abandona. Esta será a maior doação de ração animal alguma vez feita em resultado de uma campanha de sensibilização contra o abandono animal, desenvolvida exclusivamente por uma empresa de retalho.

Sob o mote "Abandono não tem graça", entre 2 de agosto e 4 de outubro, o Lidl desafiou os seus fãs do Facebook a partilhar um vídeo engraçado do seu animal através do Messenger BOT. Por cada nova submissão de vídeo ou por cada partilha, o Lidl Portugal comprometeu-se a doar um prato de ração a uma de oito associações de proteção animal, de norte a sul do país: Porto - Sociedade Protetora dos Animais do Porto; Ponte de Lima (Viana do Castelo) - ALAAR, Associação Limiana dos Amigos dos Animais de Rua; Tomar (Santarém) - Associação Protetora dos Animais do Ribatejo; Coimbra - AGIR - Associação Agir pelos Animais; Sintra - NAAS, Núcleo de Apoio aos Animais de Sintra; Lameiras (Sintra) - Patudos Felizes; Ourique (Beja) - Os Rafeiritos do Alentejo; Sesimbra - O cantinho da Milú. As associações foram escolhidas pelos colaboradores do Lidl, com base numa pré-seleção desenvolvida em parceria com a Liga Portuguesa dos Direitos do Animal.

A par da ação no Facebook e em celebração do Dia do Animal - que se assinalou a 4 de outubro - o Lidl estendeu a campanha digital a todas as lojas e, de 30 setembro a 4 de outubro, na compra de um saco de 20kg de ração Orlando ou 2kg de ração Tron, 20 refeições e 2 refeições, respetivamente, foram também angariadas para estas mesmas instituições. Graças aos fãs do Facebook e aos clientes Lidl, a campanha obteve como resultado as 284 mil refeições.

A campanha "Abandono não tem graça", desenvolvida com a agência Fullsix, teve como objetivo lembrar como os animais podem ser fantásticos e surpreendentes, promotores de verdadeira alegria numa casa. Pelo contrário, o abandono não tem graça nenhuma e estima-se que em 2018 tenha havido um crescimento na ordem de 10% a 20% de abandonos relativamente ao ano de 2017, de acordo com dados da Liga Portuguesa dos Direitos do Animal.


"Os animais têm graça, mas o abandono não" é o mote para uma campanha de sensibilização contra o abandono animal lançada pelo Lidl.

Com criatividade a cargo da Fullsix, o conceito da campanha parte da popularidade e viralidade dos vídeos com animais que circulam pela internet para desafiar os consumidores a transformarem os seus próprios cães e gatos em embaixadores desta causa através de um Messenger Bot na página de Facebook da marca.

Para isso basta enviar um vídeo "engraçado" e o nome do animal, recebendo em troca o mesmo vídeo personalizado com a frase "O Campeão tem graça, o abandono não" para partilhar nas redes sociais a favor da campanha.

Os melhores vídeos são partilhados também no perfil do Lidl no Facebook e, por cada partilha de vídeos da campanha na página dos utilizadores, o Lidl Portugal compromete-se a doar um prato de ração Orlando (para cão) ou Coshida (para gato) a uma de oito associações de protecção animal escolhidas pelos colaboradores. A campanha decorre até ao próximo dia 4 de Outubro, Dia do Animal.