Jardim Zoológico apresenta a agenda de novos Workshops para 2020, onde a sustentabilidade é a palavra de ordem

25-01-2020

Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Educação Ambiental, e depois do sucesso verificado no ano passado, o Jardim Zoológico partilha a tão aguardada calendarização dos workshops que integram os "Ciclos de Conhecimento" do Zoo. Tendo como principal missão a conservação das espécies e dos seus habitats, a educação assume um papel fundamental na sensibilização dos visitantes para a conservação da natureza. 

Numa altura em que se observam em todo o mundo fenómenos extremos resultantes das alterações climáticas, a Assembleia Geral das Nações Unidas prolongou a "Década da Biodiversidade 2011-2020" para 2030, de forma a criar um prazo mais alargado para a implementação dos "Objetivos de Desenvolvimento Sustentável".

Estas medidas estão inseridas na "Agenda 2030", que se apresenta como um documento ambicioso que aborda várias dimensões do desenvolvimento sustentável, nos campos social, económico e ambiental, promovendo a paz, a justiça e a eficácia das instituições.

Neste sentido, o Jardim Zoológico lança um novo conjunto de workshops, que foram desenvolvidos de forma a potenciar os recursos zoológicos e botânicos do Zoo, dotando os formandos de ferramentas essenciais para trabalho em prol da sustentabilidade do planeta. Estes workshops prometem deslumbrar os formandos com curiosidades sobre animais e plantas, apresentando também as principais problemáticas que põem em causa a biodiversidade do Planeta, identificando as soluções e propondo que cada formando se torne num agente de mudança.

Consulte a agenda e descubra qual o tema e data que melhor se aplica aos seus interesses. Os workshops têm um custo de 35€ por pessoa e necessitam de inscrição prévia. Inscreva-se já, migre até ao Jardim Zoológico e tenha um papel ativo na biodiversidade do planeta.

Nota: os workshops destinam-se a um público com idade superior a 18 anos.

AGENDA

8 de fevereiro, das 9h30 às 18h30

Workshop "No Trilho dos Predadores"

Sabia que há animais que se juntam em grupo para caçar? Que o Dragão-de-komodo consegue sentir a sua presa a mais de 10km? Ou que um Leão-africano pode comer até 50kg de carne de uma só vez? Venha descobrir estas e outras curiosidades sobre os animais que estão no topo da cadeia alimentar!

29 de fevereiro, das 9h30 às 18h30

Workshop "Na Rota das Grandes Migrações"

De borboletas a baleias, muitos animais procuram durante o ano locais com melhores condições e mais recursos. Sabia que o Grou-do-japão percorre um longo caminho desde a China e da Rússia até ao norte da Coreia para invernar? Migre até ao Jardim Zoológico para conhecer as rotas destes animais!

21 de março, das 9h30 às 18h30

Workshop "As Redes Sociais do Mundo Natural"

No reino animal encontramos as mais diversas estratégias de comunicação bem como interações únicas entre progenitores, crias, machos e fêmeas! Sabia por exemplo que os chimpanzés comunicam através de expressões faciais, posturas corporais e mais de 30 vocalizações diferentes? E que estabelecem laços sociais enquanto limpam o pelo uns dos outros? É através de uma comunicação também ela natural e estimulante que neste workshop lhe proporcionamos a oportunidade de aprender mais sobre o tema. Venha experimentar!

18 de abril, das 9h30 às 18h30

Workshop "Super-heróis da Natureza"

Estratégias como andar sobre a água, imortalidade, capacidade de regeneração ou sentidos extremamente apurados - podiam ser traços presentes em qualquer história de super-heróis, mas todas estas características e muitas mais, estão presentes na biodiversidade do nosso planeta. Venha descobri-las!

17 de outubro, das 9h30 às 18h30

Workshop "Invasoras: Vêm Para Ficar?"

Vespas, tartarugas, guaxinins, lagostins e rãs são alguns dos "alienígenas" que estão a invadir a Europa. Quais serão os seus efeitos? A biodiversidade europeia encontra-se em perigo. Junte-se a nós neste workshop, conheça as medidas que estão na base da recuperação da biodiversidade e faça parte da solução.

7 de novembro, das 9h30 às 18h30

Workshop "Alerta: Clima nos Extremos"

A maior frequência de grandes incêndios florestais e duríssimas tempestades tropicais, bem como longos períodos de seca, têm sido alguns dos sinais do impacto que as alterações climáticas têm e terão na biodiversidade e no nosso planeta. Ainda vamos a tempo de inverter o rumo e para isso contamos consigo!

28 de novembro, das 9h30 às 18h30

Workshop "Comércio Ilegal: Um Mercado Indesejado"

Comércio ilegal de peles exóticas, medicina tradicional, competições de canto e animais de companhia são alguns exemplos dos destinos da caça ilegal. Se nos anos 60 existiam cerca de 100.000 Rinocerontes-negros em África, hoje existem menos de 28.000 rinocerontes considerando todas as espécies. Como ajudar estes animais? É possível existir uma "polícia internacional"? Será que o Jardim Zoológico tem um papel ativo? Será que pode ajudar também? Venha descobrir formas de ajudar animais além fronteiras!

19 de dezembro, das 9h30 às 18h30

Workshop "Destruição de Habitat: Verde ou Consequência?"

Nos últimos 20 anos os Orangotangos-de-sumatra, considerados "Jardineiros da Floresta" por serem os responsáveis pela manutenção de uma floresta saudável, viram 80% do seu habitat destruído. A destruição de habitat vai muito além da desflorestação, inicia-se na floresta mas pode acabar no estabelecimento comercial mais próximo. Venha descobrir novas formas de praticar sustentabilidade!