Isabel Silva lança novo projeto em parceria com o seu patudo, Caju

11/09/2021

"Vamos Ter uma Vida Saudável", "Vamos Fazer Bem aos Outros" e "Vamos Cuidar do Ambiente" são os três novos livros publicados por Isabel Silva, agora dedicados a um público diferente: as crianças.

Os livros infantis têm como objetivo principal incentivar os miúdos a alterar alguns hábitos menos saudáveis e, com isso, chegar também aos pais dessas crianças. Mas Isabel Silva não é a única autora e protagonista deste livro. Ao seu lado estará aquele que ela vê como seu o filho, o Cajú, o seu inseparável cão, também ele uma figura relevante nestas histórias.

"As crianças são talvez o público com uma maior capacidade de adaptação a novos hábitos, com maior facilidade em alterar rotinas. Também porque eu acredito na máxima que diz que de pequenino é que se torce o pepino, achei que estava na hora de lançar um projeto com o meu ADN, um projeto do bem, que contribua para que as crianças possam adotar hábitos mais saudáveis no seu dia a dia, e que possam depois levar essas ideias para casa, para as passarem aos pais", explica Isabel Silva. 

Isabel Silva gostava que estes três novos livros, que estarão à venda em exclusivo em espaços SONAE, como a Note!, o Continente ou os supermercados Bom Dia, fossem lidos pelos pais aos filhos, mas também ela gostaria de ir às escolas com o Cajú ajudar a passar estas mensagens. 

"Um dos meus objetivos é o de ir até às escolas e contar as histórias destes três livros aos miúdos. É importante que eles aprendam de forma divertida quais os contentores de reciclagem onde devem pôr uma embalagem, ou que fiquem a conhecer legumes que não conhecem, como a abóbora, porque depois vão praticar isso fora da escola e vão pedir à mãe, por exemplo, para lhe fazer abóbora porque aprendeu isso na história", acrescenta.

Embora seja filha única, Isabel Silva sempre adorou crianças, e vive rodeada "de canalha", como gosta de dizer, usando uma expressão do norte. "Os miúdos têm uma coisa que muitos adultos perdem que é a autenticidade, e eu adoro isso".

A ideia de lançar este projeto nasceu de uma ideia dos próprios seguidores de Isabel Silva nas redes sociais, que foi depois trabalhada pela apresentadora. "Eu estou sempre muito atenta ao que os meus seguidores me dizem nas minhas redes, e gosto de ir ao encontro de algumas ideias e desafios que eles me lançam. Eu sou uma produtora de conteúdos e gosto de criar coisas que me dão prazer, mas também de produzir aquilo que sei que a minha audiência quer e gosta".

Na base da ideia está, no entanto, a própria filosofia de vida de Isabel Silva, uma vida do bem, como gosta de lhe chamar, algo que está no seu ADN desde sempre.

"As pessoas passam a vida a perguntar-me se sempre tive este estilo de vida saudável, quando me deu o clique para passar a comer bem, a fazer desporto. E eu não sei. Desde sempre a minha mãe me deu uma alimentação natural, saudável. Era ela que me preparava os lanches, fazia o iogurte que eu comia, fazia-me o pão, nada ali era processado artificialmente", conta.

"Cresci a ver os meus avós a cultivarem legumes nas hortas. Isto fez com que o meu paladar fosse educado desde sempre a receber sabores naturais, tais como eles são, e não alterados", explica Isabel Silva.

O lado desportivo também sempre foi muito presente. "Aos 5 anos, já fazia ginástica rítmica, por exemplo. Desde cedo sempre tive estes hábitos e ensinamentos. Os meus pais sempre foram muito humanos, sempre praticaram atividade física e sempre aplicaram em casa muitos dos princípios que hoje defendo, os valores globais do bem, na forma de comer, na forma de estar e na forma de proteger o ambiente".

Os três livros agora lançados são o início de um projeto que deverá ter continuidade com o lançamento de novas aventuras de Isabel Silva e o Cajú incentivando sempre as crianças a praticarem o bem na sua dimensão holística.

Veja o vídeo de apresentação no Instagram da Isabel Silva: