Há um novo jogo de tabuleiro dedicado à cidade do Porto

28-09-2019

Neste desafio de estratégia, cada jogador propõe-se a construir edifícios históricos, típicos da zona da Ribeira.

Está a chegar ao mercado um novo jogo de tabuleiro e de estratégia: 100 por cento nacional e totalmente dedicado à cidade do Porto. A editora portuguesa Mebo Games vai lançar um novo desafio onde pode conhecer melhor uma das cidades mais bonitas do País, entrar no espírito da construção - e claro, divertir-se no processo.

O jogo "Porto", de autoria de Orlando Sá, vai ser oficialmente apresentado no próximo sábado, dia 28 de setembro, na FNAC do Norte Shopping.

A proposta tem ilustrações de Luís Levy Lima e desafia basicamente os jogadores a recrearem os edifícios típicos da zona Ribeirinha do Porto. Os participantes que construírem o maior número de edifícios serão os vencedores.

A idade recomendada é para maiores de oito anos, podendo participar entre um a quatro jogadores. O preço é de 29,90€.

A editora portuguesa é a mesma responsável por ter lançado, em 2018, o jogo Arraial, dedicado aos Santos Populares de Lisboa. Aqui, o objetivo era atrair o maior número possível de visitantes para o seu arraial, recorrendo a muita atenção e alguns truques. No final, o jogador que tiver conseguido mais visitantes na sua festa, ganha.

Na altura deste lançamento Gil d'Orey, fundador da Mebo, explicou à NiT que, à medida que a tecnologia se desenvolve e se torna mais acessível, e que milhões de miúdos em todo o mundo perdem cada vez mais horas por dia a jogar nos tablets ou a ver canais de YouTube, também os jogos de tabuleiro estão a crescer, melhorar e a vender-se mais do que nunca.

"Na verdade, nunca houve tantos e tão bons jogos de tabuleiro no mundo, e vendidos com tanto sucesso e procura. Estamos na era de ouro dos jogos de tabuleiro", adiantou o empresário português que, em 2010, decidiu apanhar a onda desta corrente e criou a empresa.

Depois do Arraial, a startup sentiu que "fazia falta um jogo inspirado na cidade Invicta, dando algum destaque à zona Norte do País", sobretudo numa altura em que o Porto está tão na moda.

Na passada semana, a Mebo lançou oito novos jogos num evento que decorreu no Hotel Palácio, no Estoril. Os jogos de tabuleiro Carrossel, Istanbul, Klask, O Rei de Tóquio - Expansão + Força!, EKIPAS, Clube Detective e uma nova versão do icónico jogo de tabuleiro Estoril 1942 em formato "Super BOX" foram agora disponibilizados.

O Estoril 1942 é um dos maiores sucessos comerciais da editora e recorda a vila do Estoril na época da 2ª Guerra Mundial, desafiando os jogadores a criar a melhor rede de espiões.