Food Lab: Alimentos, Nutrição e Saúde

31-01-2020

O que come tem uma enorme influência na sua saúde e longevidade. Por isso, em 2020, o Pavilhão do Conhecimento vai explorar o mundo da comida saudável para lhe explicar os cuidados que estão na base da sua saúde.

Na programação pode acompanhar os seguintes workshops: Science Brunch, Workshops Cozinhar o Mundo, Supermarket Tours e Percursos e conversas informais.

Estes workshops gastronómicos vão explorar as dietas do mundo conhecidas pelos seus benefícios para a saúde. Experimente confecionar pratos típicos de alguns países e participe nos debates sobre nutrição e longevidade. 

PROGRAMAÇÃO: 

Cozinhar o Mundo - Gastronomia Mexicana

A culinária mexicana tem a sua origem na era Pré-Colombiana, isto é, antes da colonização europeia. Apesar da culinária mexicana actual ter origem em várias misturas de tradições, ingredientes e criatividade, os seus pilares assentam numa dieta ancestral da antiga civilização Azteca, de base vegetal variada e nutricionalmente excepcional para a saúde.

Neste workshop irá debater-se a riqueza vegetal da gastronomia mexicana e conhecer as suas técnicas.

27 de fevereiro: 18h30-21h30

Lotação máxima: 20

Preço: 15 €

Inscrições: Formulário

Formadores: Karla Mañé Rendón, Cozinheira no Grupo Pistola y Corazón e Pinche Mercado e Inês Asseiceira, nutricionista // Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.


Supermarket Tours

O efeito direto da dieta na saúde é hoje amplamente reconhecido. Como tal, é necessária uma maior atenção às escolhas que fazemos enquanto consumidores, nomeadamente nas idas ao supermercado.
É nesta área que as Supermarket Tours do Food Lab, conduzidas pela nutricionista Diana Dinis, prometem despertar o nosso sentido crítico na hora de irmos às compras. Vamos aprender in situ de que forma optar por alimentos saudáveis pode transformar a saúde de cada um de nós e a própria saúde pública.

Inscrições limitadas a 10 participantes

Duração: 60 min

Entrada livre

Mais informações: Site


Science Brunch

O brunch é conhecido por ser uma refeição relaxada que estreia um final de manhã/início de tarde de fim-de-semana. Este é também o objetivo dos Science Brunch do Pavilhão do Conhecimento.
Além da degustação do menu saudável que é elaborado com o apoio do Laboratório de Nutrição da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, vai poder participar em família em atividades educativas sobre alimentação saudável.
Na Cafetaria do Conhecimento vai ouvir contar uma história à volta da nutrição, jogar ao "Quem é quem" dos vegetais ou ao Toca a Mexer. Tudo em prol de uma saúde de qualidade para a sua família.

Mais informações: Site