Filosofia para crianças

15-03-2020

A Máquina dos Ses, recentemente lançado nas livrarias portuguesas, integra nas suas páginas 30 planos de aula para ensinar filosofia em sala a crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 13 anos. Todas as sessões foram testadas e aprovadas e contêm uma situação imaginária seguida de uma série de perguntas que incentivam as crianças a reflectirem sobre ideias-chave da filosofia, como valores e ética, sexo e identidade, existência e beleza, natureza humana e inteligência artificial.

Além dos planos de aula, contém também uma secção de resolução das dificuldades mais comuns, sugestões e ideias a aplicar nas sessões de aprendizagem para que estas sejam bem-sucedidas. Este livro constitui um recurso bastante útil para professores e facilitadores de sessões filosóficas com crianças.

O autor, Peter Worley, ensina filosofia em escolas do ensino básico e, por isso, é experiente com o público alvo deste livro. É filósofo residente em seis escolas públicas de Londres e presidente e cofundador de "The Philosophy Foundation", uma organização britânica sem fins lucrativos especializada no ensino de filosofia para crianças e jovens.