Exposição de um dos maiores ilustradores do mundo de jogos de tabuleiro no Estação Viana Shopping

03/10/2021

Até 2 de novembro, o Estação Viana Shopping tem patente uma exposição assinada por Mihajlo Dimitrievski, um dos maiores ilustradores do mundo de jogos de tabuleiro. São várias ilustrações localizadas no Piso 2 do centro comercial, numa mostra de visita gratuita que integra o "Pulsar Viana", o reconhecido programa cultural do Estação Viana Shopping para promoção da arte, tradição e cultura da região.

Além de ilustrações de jogos de tabuleiro, a exposição do artista, também conhecido por Mico, inclui componentes dos jogos ilustradas e miniaturas pintadas numa espécie de mini galeria patente no Piso 2 do centro comercial. Em diferentes formatos e com variadas surpresas, ninguém ficará indiferente a estas obras de arte.

A "Arte nos Jogos de Tabuleiro" é promovida pela Associação Cultural e Artística ArtMatriz, com quem o artista tem vindo a colaborar há vários anos. A ArtMatriz é uma das entidades selecionadas da convocatória aberta às áreas criativa e da cultura (uma bolsa de apoio à comunidade local) lançada pelos centros geridos pela Sonae Sierra, na qual o Estação Viana Shopping recebeu 53 propostas diferentes de artistas locais.

Para José Duarte Glória, diretor do Estação Viana Shopping, "dar continuidade ao programa do 'Pulsar Viana', que é acolhido com tanto carinho pelos vianenses, reforça o nosso compromisso de apoio à cultura, um setor especialmente fragilizado neste momento. Queremos continuar a dar a conhecer os nossos artistas e entidades culturais e o que de melhor se faz na região".

A mostra patente no Estação Viana Shopping coincide com o evento VIACON - Convenção de Jogos de Tabuleiro Modernos, que decorre em Viana do Castelo nos dias 2 e 3 de outubro.

O "Pulsar Viana" vem reforçar o apoio do Estação Viana à cultura, enquanto agregador do que de mais notável acontece na região tendo, nas quatro edições anteriores, promovido um total de 18 eventos culturais. Este programa está integrado no "Cultura no Centro", o projeto dos centros geridos pela Sonae Sierra, que tem como objetivo apoiar artistas e entidades nacionais e regionais de âmbito cultural.