Estudantes de Erasmus podem ter direito a bilhetes gratuitos de interrail

01/08/2021

A Erasmus by Train é uma nova associação que pretende tornar as viagens dos estudantes de planos de mobilidade mais sustentáveis. 

O sonho de quase todos os universitários é poder embarcar numa experiência académica única noutro país da Europa. Todos os anos, são milhares os estudantes que embarcam nesta aventura e, quando voltam, revelam a sua vontade de fazer tudo outra vez. Um período temporal que varia bastante: há quem opte por ficar três meses ou até quem arrisque numa estadia mais prolongada de um ano inteiro.

Para facilitar as viagens e deslocações das pessoas que pretendem fazer Erasmus, surgiu uma organização não governamental inteiramente composta por estudantes universitários: a Erasmus by Train.

A ideia é ligar este programa (Erasmus+) com o plano de Interrail, através da oferta de bilhetes Interrail gratuitos, por parte da União Europeia, a todos os participantes do programa Erasmus. Para que todos viajem de comboio e não de avião, já que este último meio de transporte contribui para as altas emissões de CO2 na Europa.

Assim, ao se assegurar esta nova possibilidade, existiria uma forma mais sustentável de viajar e que tornaria a Europa mais verde. E esta nova proposta iria reforçar ainda mais a união e a coesão europeia, já que estes dois programas ligam os cidadãos de vários cantos europeus há décadas.

No novo guia do Programa Erasmus + 2021 - 2027, existe uma estratégia de sustentabilidade neste sentido, contudo o valor proposto não é suficiente para compensar a diferença entre voos baratos e os bilhetes mais caros de comboios.

Para solucionar esta questão, a organização apresentou e publicou uma petição, durante este mês de julho. Não só para implementar novas medidas a nível ambiental, mas também para diminuir a disparidade socioeconómica entre estudantes, de forma a que mais pessoas tenham acesso a este programa.

Portanto, para quem pretende viajar de forma sustentável, mas não sabe por onde começar ou como planear, a Erasmus by Train possibilita opções mais baratas e rápidas de chegar a cada destino. Ainda em julho, lançaram uma página de apoio ao aluno, com etapas e dicas sobre como reservar viagens de comboio.

De forma a conhecer melhor a sua missão e iniciativas, pode visitar a plataforma online.