E se alugasse um pinheiro solidário este Natal?

17-11-2019

Pelo terceiro ano consecutivo, a Rnters junta-se aos Bombeiros Voluntários de Portugal para oferecer às famílias a possibilidade de terem um pinheiro de verdade em casa. Já arrancou mais uma edição do Pinheiro Bombeiro, iniciativa que convida os portugueses a alugar um pinheiro solidário para animar o Natal e, ao mesmo tempo, contribuir para a aquisição de material profissional para os bombeiros.

As duas edições anteriores permitiram entregar equipamento no valor de 29 mil euros à Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários. Este ano, por cada pinheiro alugado (20 euros), cinco euros revertem para esta causa.

Recorde-se que os pinheiros disponibilizados através da Rnters são árvores que tiveram de ser cortadas na limpeza de matas e prevenção de incêndios, pelo que se trata de uma acção de reciclagem. Assim que o Natal chegar ao fim, o pinheiro pode ser devolvido à Rnters e transformado em biomassa. Nas duas primeira edições, foi possível produzir 15 toneladas de biomassa.

«É com orgulho que vemos o impacto que o projecto Pinheiro Bombeiro tem vindo a ter e a ambição para esta terceira edição é grande. Queremos equipar dois distritos e aumentar o impacto do Pinheiro Bombeiro. Talvez um dia consigamos equipar todos os corpos de Portugal», comenta Guilherme Guerra, co-fundador da Rnters.

O Pinheiro Bombeiro é uma iniciativa de cariz social da startup portuguesa Rnters que permite, durante o período de Natal, alugar pinheiros de Natal verdadeiros.

Por cada pinheiro alugado, 5€ revertem para a compra de material profissional para o combate a incêndios.

O Pinheiro Bombeiro pode ser alugado até Janeiro e levantado em cinco locais: Hub do Pinheiro Bombeiro na Fábrica Braço de Prata; no CCB; na LX Factory; Winter Market da Stylista; e no Cascais Christmas Village. Quem preferir, pode optar por recebê-lo em casa, em qualquer ponto de Portugal Continental.

No final do aluguer, o pinheiro é devolvido e transformado em biomassa, finalizando o aluguer e a sua utilização de forma sustentável.